3


Walkscapes / O arquiteto Francesco Careri, professor da Università degli Studi Roma Tre, estará na PUC dia 10 de outubro apresentando seu livro "Walkscapes: o caminhar como prática estética", um trabalho de referência que discute a expansão do campo disciplinar da arquitetura e a crise das suas categorias interpretativas tradicionais a partir do caminhar como ato primário de transformação do território e construção da paisagem, ação estética e intervenção urbana.
O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da PUC-Rio, realizado em parceria com o Departamento de Artes e Design, o Curso de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da universidade. 
A palestra será no auditório FB8 (edifício da Amizade, ala Frings, oitavo andar, com acesso pelo sexto andar), em espanhol. 
O livro, já publicado em inglês e espanhol com prefácio de Gilles A. Tiberghien, está sendo lançado agora pela editora Gustavo Gili em português. A apresentação da edição brasileira, escrita pela profa. Paola Berenstein Jacques, está aqui:
E o trabalho no qual Careri está envolvido - que inclui "walkshops" por várias cidades do mundo, e tem origem no grupo nômade Stalker, formado originalmente por jovens estudantes de arquitetura italianos - pode ser visto aqui:
http://www.osservatorionomade.net/


(na imagem acima, uma das muitas versões da New Babylon, a cidade-nômade de Constant - litografia, 1963)

Nenhum comentário:

Postar um comentário