Posto 10 / 13


1
Nem tudo são flores / Eu não vi o filme "Flores raras e banalíssimas", mas também fiquei pasma quando soube como alguns dos nossos maiores arquitetos foram simplesmente ignorados - quando não tiveram suas melhores obras (uma casa premiada na Bienal de São Paulo, inclusive) intercambiadas por obras de outros arquitetos, simplesmente.

Identificar os projetos e papéis de cada um (Sergio Bernardes, Affonso Eduardo Reidy, Roberto Burle Marx, entre outros) não desmereceria em nada o valor extraordinário de Lota. Pelo contrário, mostraria como ela foi capaz de construir e coordenar uma equipe notável, composta por grandes profissionais, em prol da realização de um dos espaços públicos mais extraordinários do Rio e do mundo: um parque de 6km de extensão à beira-mar, onde antes eram só pistas expressas.

Isso também ajudaria a colocar em foco muitas das tensões e conflitos próprios da arquitetura e da sociedade brasileira - que, pelo que se vê, ainda há quem insista em continuar a varrer para debaixo do tapete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário