11
Brasília, 50 / Falando em Niemeyer, quarta-feira próxima comemora-se o cinquentenário de Brasília. No Rio, a data será celebrada com uma grande exposição no Instituto Moreira Salles, a partir do dia 29. A mostra inclui fotografias da inauguração e dos primeiros anos de Brasília por Marcel Gautherot, Thomaz Farkas, Peter Scheier e outros, além de publicações, cartazes e obras de arte relacionadas à cidade.

Na ocasião, serão também lançados dois livros: o catálogo da exposição (com textos de Lorenzo Mammì, Heloisa Espada, Anat Falbel e Sergio Burgi) e um livro sobre as fotos de Marcel Gautherot, com texto de Kenneth Frampton.

Em paralelo à exposição, também no IMS, será realizado, entre 25 e 29 de maio, o seminário "Brasília: Imagem, Imaginário" (cuja organização coube a mim) . Entre os participantes estarão Paulo Mendes da Rocha, Ronaldo Brito, Adrian Gorelik, Lorenzo Mammi, Eucanaã Ferraz, Nicolas Behr e João Masao Kamita. Um ciclo de cinema completará a programação, com filmes de Joaquim Pedro de Andrade, Vladimir Carvalho e Eugene Feldman.

Em São Paulo, o Museu da Casa Brasileira abre, no dia 20 de abril, uma exposição sobre os sete projetos finalistas do concurso vencido por Lucio Costa ("Outros Planos: Brasílias"), e organiza dois debates (em 27 de abril e 11 de maio) com depoimentos de alguns dos arquitetos que participaram do concurso.

E no dia 13 de maio, data em que a Casa de Lucio Costa completa 10 anos, inaugura-se no Museu da República, em Brasília, a exposição "Lucio Costa-arquiteto", organizada por sua filha Maria Elisa (http://luciocostaarquiteto.blogspot.com/)

No mais, o próximo mês ainda promete o lançamento de publicações bastante oportunas, como o estudo do arquiteto Milton Braga (prof. da FAU-USP e sócio do escritório paulistano MMBB) sobre os projetos participantes do concurso de Brasília (ed. Cosac Naify), e uma coletânea de entrevistas com Lucio Costa (que também tive o prazer de organizar, para a editora Azougue).


2 comentários:

  1. Oi, Ana, postei no meu blog (urbanascidadespoa.blogspot.com) um slide show com o título "Brasília, 50 anos em 50 imagens". Dá uma conferida.
    Abraços,
    Arquitetto Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa boa, hein? Queria poder ir ao seminário. Boa sorte, aliás! (: (e quando sai o livro da Azougue? Que legal!)

    ResponderExcluir