12
Direto da Fábrica / O Jornal do Brasil publica em sua edição deste domingo (18 de abril) um texto meu ("Direto da Fábrica", caderno Internacional, p.32), sobre a relação entre arquitetura e indústria no Brasil dos anos 50. O texto foi publicado originalmente na revista Ciência Hoje, edição de abril, e republicado no jornal, em versão resumida, com a minha autorização. Costuma ser tão difícil publicar um texto sobre arquitetura num jornal de grande circulação que evidentemente a publicação me animou. Mas em nenhum momento as fotos e legendas passaram por mim, e agora, ao comprar o jornal, fui surpreendida com a inclusão de uma obra que jamais foi citada no texto e sequer tem qualquer relação com o período em análise (a Biblioteca Nacional de Brasília, projetada por Niemeyer). E o pior: a obra é mencionada - totalmente à minha revelia - como "um bom exemplo" de racionalidade. Fica aqui então o meu esclarecimento, junto com um protesto à maneira como o texto foi tratado no jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário