Posto 05 / 14

1
Beatriz Sarlo vê Buenos Aires / Tem lançamento previsto para julho o próximo livro da coleção "Cidades" (WMF Martins Fontes): "Cidade vista", de Beatriz Sarlo.

O livro tem origem num arguto exercício de olhar construído ao longo de quatro anos no corpo-a-corpo da autora, e sua câmera fotográfica, com a cidade de Buenos Aires. O que se revela não é a cidade dos roteiros turísticos, portanto, mas uma cidade em grande parte desconhecida e para muitos invisível, marcada pela devastadora crise econômica vivida pela Argentina nos últimos anos.

Sarlo mantém a perspectiva crítica que a tornou uma das maiores referências intelectuais na Argentina, partindo da análise de fenômenos sócio-culturais locais para por em discussão temas que tratam de modernização e cultura urbana na América Latina.

Grande parte da beleza do livro está na maneira como a autora desenha seu itinerário pessoal a partir de fragmentos que vai recolhendo - ora nas ruas, ora nos jornais, ora na biblioteca infinita que é a própria literatura sobre Buenos Aires. Literatura, sociologia, estética, arquitetura e urbanismo cruzam-se, assim, num quadro surpreendente e fascinante desta cidade que Sarlo nos faz (re)ver criticamente, através da lente que nos oferece.

A edição brasileira é enriquecida pela apresentação de Adrian Gorelik e se soma aos outros 3 títulos já publicados na coleção, cuja coordenacao editorial tenho o prazer de assinar: "Morte e vida de grandes cidades" (Jane Jacobs), "A imagem da cidade" (Kevin Lynch) e "Los Angeles, a arquitetura de quatro ecologias" (Reyner Banham).

Nenhum comentário:

Postar um comentário