4
  
Dando continuidade ao seminário "Limites Incertos", o professor e crítico de arte Ronaldo Brito (História, PUC-Rio) fala sobre "Topologia" nesta quarta-feira, dia 7, às 18:30, na PUC-Rio. A palestra, aberta a todos, será realizada no auditório do RDC. 
 
A leitura prévia recomendada é a seção final do livro "Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro" (Funarte, 1985; Cosa Naify, 2000), ensaio decisivo de Ronaldo, que tem também alguns de seus principais textos críticos reunidos no livro "Experiência Crítica" (org. Sueli de Lima, Cosac Naify, 2005). 
 
Neste último, há também um bom resumo da sua trajetória profissional - construída à margem da formação acadêmica tradicional, no embate direto com as obras e por dentro da produção de arte contemporânea no Brasil.
 
O rigor analítico de Ronaldo, sua intransigência em relação ao senso comum e à precariedade das condições culturais do país, a dimensão poética e política do seu pensamento não só marcaram profundamente gerações de alunos e orientandos (dentre os quais, felizmente, me incluo) como abriram um espaço sem precedentes de reflexão para a arte - e por extensão, pode-se dizer, também para a arquitetura no Brasil. 
 
Imperdível, portanto, eu diria.

Um comentário:

  1. Mauro Muniz6/5/14 14:09

    Oi Ana Luíza, acho que posso chamá-la
    de Lú.
    Quem escreve é o Mauro, da General Roca. Por uma dessas coincidências googlenianas (estava atrás de um outro Ronaldo Brito) me deparei com seu blog. Parabéns pelo sucesso e a qualidade dos seus textos. Grande abraço.

    ResponderExcluir