8
Anexo BNDES / Divulgado hoje o edital do concurso público de projetos para o edifício anexo do BNDES, a ser construído em área excepcional no centro do Rio: o que resta do Morro de Santo Antônio, entre a Rua da Carioca e a av Chile, bem atrás da igreja de São Francisco e do Convento de Santo Antonio.

O anexo se tornou viável a partir da mudança de gabarito da área, de 12,5 para 42 m, aprovada pela Câmara dos Vereadores em maio passado, numa negociação que tem como contrapartida o desembolso pelo BNDES de R$ 50 milhões, a serem pagos à Prefeitura e usados na requalificação urbana da área. O edifício, que deverá ter nove andares e cinco subsolos, não poderá ultrapassar a cimeira da Igreja de São Francisco da Penitência, tombada pelo IPHAN.
 
O júri é composto por 5 arquitetos: Aníbal Coutinho, Jaime Lerner e eu, como membros externos, e Georgia Espozel Pinheiro da Silva e Marisson Veiga Pereira, como representantes do BNDES.
 
No site, além do edital, estão disponíveis belas fotos da construção da torre do BNDES, que também foi objeto de concurso público na década de 1970, vencido por uma equipe de jovens arquitetos do Paraná (Alfred Willer, Ariel Stelle, Joel Ramalho Jr., José Hermeto Sanchotene, Leonardo Oba, Oscar Mueller e Rubens Sanchotene):
 




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário