7
Freixo, Caetano e O Globo / Você leu isso?, pergunta Guilherme Wisnik, de São Paulo.
 
A entrevista do deputado estadual Marcelo Freixo  (PSOL) de fato é excelente, e mostra um domínio muito maior dos problemas urbanos do Rio do que há pouco tempo atrás, quando disputou a prefeitura da cidade com Eduardo Paes. Em muitos aspectos, sua visão complementa a do prof. Carlos Vainer (IPPUR-UFRJ), publicada recentemente no mesmo site (ver link abaixo). Além de discutir a política de segurança pública vigente, Freixo chama atenção para a perigosa relação entre a rede Globo e o projeto de cidade que tem sido imposto ao Rio, muito mais baseado na lógica dos grandes negócios do que nas demandas e desejos de seus habitantes.
 
As palavras de Freixo merecem ampla divulgação e discussão. Mas foram abafadas pelas manchetes surgidas nos últimos dias na grande imprensa em torno de uma relação absolutamente inconvincente entre ele e a trágica morte do cinegrafista Santiago, na manifestação contra o aumento das passagens que ocorreu dias depois da entrevista.
 
Não faltou nem a indignação de Caetano Veloso, registrada hoje em sua coluna semanal no jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/cultura/freixo-outra-vez-11616610). Caetano diz que se sentiu "mal ao ver a agressividade do jornal contra o deputado" , e detectou "uma sinistra euforia (do jornal) por poder atacar um político que ameaça interesses não explicitados". Imagino que o texto terá muita repercussão, como tudo que Caetano diz ou escreve, e entendo que a amplitude dessa repercussão está em grande parte garantida justamente por ter sido o texto publicado no mesmo jornal cuja postura o músico questiona. Mas enquanto Caetano continuar colaborando regularmente com o Globo, não sei se avançamos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário