4
Instalações no Parque Olímpico / Em meio à comoção geral pela morte de Niemeyer, uma notícia importante passou quase desapercebida: depois de um longo processo, a prefeitura divulgou o resultado da licitação pública destinada à seleção dos consórcios responsáveis pela elaboração dos projetos básicos e executivos de três das principais instalações esportivas que ficarão dentro do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

Os consórcios envolvem novas parcerias entre escritórios brasileiros e estrangeiros instalados no Brasil. O Centro  de Tênis e o Centro de Esportes Aquáticos serão projetados pelo mesmo grupo: 2016 – Especialistas em Eventos Esportivos. O grupo é encabeçado pela GMP Design e Projetos do Brasil Ltda (escritório sediado na Alemanha, que tem em seu currículo projetos de grande porte como aeroportos, estádios esportivos e estações intermodais em várias cidades da Europa e da China, e no Brasil já desenvolve projetos de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014: http://pt.gmp-architekten.de/). Também integram o consórcio as empresas SBP do Brasil Projetos Ltda, LUMENS Engenharia Ltda, e Sustentech Desenvolvimento Sustentável Ltda.

O Centro de Tênis terá três ginásios, sete quadras descobertas e seis quadras para treinamento e aquecimento, distribuídos em estruturas permanentes e temporáriasE o Centro de Esportes Aquáticos será uma arena temporária, com capacidade para 18 000 pessoas.

Já o Velódromo - que irá substituir a pista de ciclismo criada para os Jogos Pan-Americanos de 2007, considerada inadequada para atender as exigências olímpicas - será uma instalação permanente, com capacidade para 5 000 espectadores e projeto desenvolvido pelo consórcio Rio Equipamentos Olímpicos, formado pelas empresas ARQHOS-Consultoria e Projetos Ltda; CONEN-Consultoria e Engenharia Ltda; JLA-Casagrande Serviços e Consultoria de Engenharia Ltda; M&T Mayerhofer e Toledo Arquitetura Planejamento e Consultoria Ltda (esta responsável, entre outros projetos, pelo Centro de Convenções da Sul-América, no Rio, e o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília: http://mtarquitetura.com.br)
 
Como se sabe, o Parque Olímpico é considerado o coração dos Jogos de 2016. Fica numa área de 1.180.000 m2 na Barra da Tijuca e será sede da disputa de 15 modalidades olímpicas e 11 paralímpicas. O projeto do Parque foi objeto de concurso público vencido em 2011 pela firma inglesa Aecom, também responsável pelo projeto do Parque Olímpico de Londres, e as obras estão a cargo do consórcio formado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, Carvalho Hosken e Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário