Posto 11 / nov 12


Foster / 


 









As primeiras notícias saíram há um ano atrás:


"TORRES COMERCIAIS DE ALTO LUXO À VISTA NO PORTO DO RIO

O Porto do Rio vai ganhar torres comerciais de nível ‘triple A’ — empreendimento de luxo de padrão internacional —, raro na cidade. Nesta segunda-feira, a Caixa Econômica Federal fechou acordo com a multinacional Tishman Speyer para a construção. A empresa de investimento de fundo imobiliário é conhecida por grandes obras, como o Rockefeller Center e o Hearst Tower, em Nova York (EUA). “Serão escritórios de alto padrão. Ainda não definimos o início das obras, mas há expectativa para as Olimpíadas”, afirmou o presidente da Tishman Speyer no Brasil, Daniel Cherman.

Na Zona Portuária do Rio, também deverão ser erguidas pelo menos mais três torres, planejadas pelo estado, sobre a Rodoviária Novo Rio.

No seleto grupo de arquitetos da Tishman Speyer, está o inglês Norman Foster, que assina o Parlamento alemão e o Aeroporto Internacional de Pequim, na China. Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Jorge Arraes, a negociação com a Tishman Speyer foi um marco: “A empresa é internacional e com capacidade de investimento. Vai ancorar e atrair outros empreendimentos”.


Para construir no Porto, a multinacional comprou da Caixa Econômica Certificados de Potencial Adicional (Cepacs), que dão direito de novas construções na região. Não foram informados valores e a área negociada.

O Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, da Caixa, detinha todos os 6,4 milhões Cepacs arrematados da prefeitura em um só lote por R$ 3,5 bilhões. A expectativa é a CEF repasse R$ 8 bilhões à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, ao longo de 15 anos, para financiar obras na região." (O Dia, 13/12/2011)
De lá pra cá, Foster circulou pelo Brasil pilotando seu próprio avião, e foi recebido inclusive no Palácio do Alvorada, em Brasília. (http://blog.planalto.gov.br/fontes-de-inspiracao-norman-foster-visita-planalto-e-alvorada-essencias-de-requinte-e-sofisticacao/) Recentemente, seu sócio Mouzhan Majidi anunciou interesse em abrir escritório em S.Paulo (http://www.architectsjournal.co.uk/news/daily-news/foster-sets-up-in-sao-paulo-as-brits-win-brazilian-work/8636497.article). Até que ontem, finalmente, foi divulgada a primeira (e até agora única) imagem do seu projeto para a área portuária do Rio. Aguardemos por mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário