2
+ Foster / Aí está o terreno do projeto de Norman Foster para a Tishman Speyer. Fica entre a Perimetral e a Cidade do Samba, no antigo Pátio da Marítima, em Santo Cristo. O terreno de cerca de 24000 m2 é estreito (cerca de 50 m), mas tem uma frente de quase 350 m para a av Rodrigues Alves - ou seja, para a Baía de Guanabara, hoje encoberta pela Perimetral (já em demolição) e os armazéns. No outro sentido, a paisagem é marcada pelo perfil das montanhas e o Corcovado, ao fundo.

O terreno é um dos três terrenos localizados na área portuária que foram considerados prioritários do ponto de vista da operação urbana em curso na região. Os três pertenciam à União e foram comprados pela prefeitura em 2011. O terreno em questão foi vendido em seguida ao Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha (FIIPM), administrado pela Caixa Econômica Federal, que arrematou em lote único todos os Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), negociados pela prefeitura por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Os outros dois terrenos (Praia Formosa e Usina do Asfalto) compõem a área do Porto Olímpico, que foi objeto de concurso público vencido também em 2011 pela equipe do arquiteto João Pedro Backheuser e teve resultado anulado em seguida, em função de ação civil pública encaminhada ao Poder judiciário pelo Ministério Público estadual.

2 comentários:

  1. O concurso foi anulado, e aí? Vão construir o quê no final das contas?

    ResponderExcluir
  2. nao vejo nada demais nessas noticias de projetos "Foster" no Brasil, bom p ele e sua respectiva conta bancaria.

    ResponderExcluir