5
Rio Cidade-Paisagem / Abriu esta semana a exposição “Rio Cidade-Paisagem”, na Biblioteca Nacional.


A mostra abre no momento em que os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro - sede da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e candidata a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, na categoria de Paisagem Cultural - visando celebrar, e ao mesmo tempo colocar em discussão uma das características que melhor definem esta cidade: a relação única que aqui se estabeleceu entre construção e natureza.

Cerca de 150 peças foram garimpadas do valioso acervo da Biblioteca Nacional: desenhos, gravuras, aquarelas, fotos, documentos, partituras, livros e periódicos de períodos diversos, compondo um mosaico que cobre os quase 500 anos do Rio.

Dentre os destaques, desenhos de Thomas Ender, fotos de Alair Gomes, registros do reflorestamento da Floresta da Tijuca, e duas propostas de arrasamento do Morro do Castelo, ainda do século XIX. Uma seção de filmes também permite ver, dentre outras coisas, um raro registro da Praia do Leblon e do Vidigal na década de 1930, as grandes ressacas anteriores aos aterros que se sucederam à beira-mar, culminando no Aterro/Parque do Flamengo, e a implosão recente do Hospital Universitário, na Ilha do Fundão.

A estrutura da mostra é dada por seis pontos focais, selecionados em função da sua importância para a definição da paisagem carioca, entendida do ponto de vista dos aspectos materiais e imateriais que a compõem: Baía de Guanabara, Floresta da Tijuca, Avenida Central - Morro do Castelo, Aterros, Subúrbios e Orla.

Longe de ser exaustiva, a mostra recupera e ilumina, assim, pontos e momentos significativos da história da construção/destruição da paisagem carioca desde a fundação da cidade, no séc XVI.

A curadoria é assinada por Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, Sergio Besserman Vianna e eu. E a exposição pode ser visitada até 05 de agosto, no Espaço Eliseu Visconti da Biblioteca Nacional (com entrada pela rua México). De 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário