3

RioNow / Levo 23 projetos comigo para a Bienal de Buenos Aires, que começa amanhã. Todos concebidos nos útimos 10 anos para o Rio, por arquitetos de várias gerações e partes do mundo. Alguns já construídos, outros em obras, um não desenvolvido, e vários concursos. Minha apresentação - "RioNow. Notes on a changing city" - abre com a Cidade da Música, de Christian de Portzamparc, e inclui, entre outras coisas, uma série de museus (como o MIS, de Diller Scofidio + Renfro), um hospital (Sarah-Rio, de Lelé), algumas instalações esportivas (como o Centro Nacional de Tiro Esportivo, BCMF - na foto acima) e obras de infra-estrutura (como o teleférico do Complexo do Alemão, de Jorge Mario Jauregui). Com exceção da casa em Santa Teresa, de Angelo Bucci, todos são projetos públicos ou de uso público. E enquanto organizava a apresentação, me dei conta de que é a primeira vez que falo de arquitetura contemporânea...no Rio. É um dado e tanto, sem dúvida. Mas o melhor é que o trabalho de seleção no qual me envolvi nas últimas semanas também me colocou diante de um material farto para discussão - que inclui alguns projetos de grande qualidade (agradeço a todos que coloboraram de algum modo com o envio de imagens e informações).



PS: Minha leitura de bordo inclui a entrevista de Rem Koolhaas em S.Paulo, publicada na edição de outubro da revista Bamboo (que encontrei hoje na banca Piauí, no Leblon).

2 comentários:

  1. Você poderia listar esses 23 projetos para podermos saber quais são todos eles ?

    Atenciosamente, Duda Valle

    ResponderExcluir
  2. Sua apresentação está disponível em algum link desta Bienal ?

    ResponderExcluir