8
Dutão / Os viadutos são, em geral, deplorados como um dos piores legados do urbanismo modernista. Seu traçado, quase sempre alheio ao tecido urbano existente e justificado por argumentos estritamente técnicos (sobretudo do ponto de vista da eficácia do tráfego automobilístico), gerou, de fato, muitas cicatrizes e feridas que permanecem abertas no espaço urbano.

Mas o viaduto é também uma grande cobertura. Uma espécie de gigantesca marquise que aos poucos a cidade, bem ou mal, incorpora – como tudo ou quase tudo, parece - e passa a abrigar uma série de atividades imprevistas e surpreendentes: uma feira de usados (sob a Perimetral, na Praça XV), uma academia de boxe improvisada (sob o viaduto do Café, em São Paulo). Ou o Baile Charme em Madureira, subúrbio do Rio. O baile já completou vinte anos e transformou o Viaduto Negrão de Lima em “Dutão”, numa clara demonstração da relação afetiva que também pode surgir entre uma agressiva obra viária e a comunidade local.


Difícil descrever o baile. O espaço é formado basicamente por dois recintos contíguos, definidos pela estrutura do viaduto e suas alças de acesso. Um cercado em chapa metálica envolve uma área onde há duas ou três barraquinhas de bebida e salgadinhos (o ingresso é pago: 3 Reais a dama e 5 o cavalheiro) e banheiros na extremidade oposta (sem água, mas com papel higiênico à vontade). Há também mesas e cadeiras de plástico vermelho, onde poucos se sentam, e só. O DJ fica diante de três pilares coloridos (um deles é rosa). E os freqüentadores são homens e mulheres – mais homens que mulheres, e em sua maioria negros – que se vestem com capricho para ir dançar sob o viaduto, ao som de uma versão eletrônica da black music dos anos 70, numa coreografia coletiva cujos passos a maioria conhece, intui ou pelo menos segue (a quem? difícil saber).

As fotos são da Cecilia e foram feitas ontem, por volta da meia-noite. Uma hora antes, quando chegamos, pensamos que não havia nada ali.

Um comentário:

  1. Toda última sexta do mês a rua do Teatro Rival próximo a Cinelândia é tomada por um baile de charm ou r and b.

    ResponderExcluir