9

Foster in Rio / Neste final de semana esteve por aqui o arquiteto britânico Norman Foster. Pelo que sei, ele já tinha participado do concurso da Marina da Glória, mas foi sua primeira vinda ao Rio (de qualquer modo, se ele veio antes, nunca apareceu publicamente.) Ora, considerando o prestígio internacional de Foster, e as grandes transformações urbanas prometidas para a cidade, era de se esperar que ele fizesse uma palestra divulgada com antecedência, num auditório amplo e aberto, que certamente teria transbordado de arquitetos e estudantes. Mas tudo o que houve foi uma conversa presenciada por poucos num dos salões do Palácio da Cidade, sede do poder municipal, com o prefeito Eduardo Paes e o artista plástico Vik Muniz.

A conversa foi conduzida pelo curador suiço Hans Ulrich Obrist como evento inaugural da MAP/Mostra de Arte Pública que deve acontecer no Rio em agosto, organizada por Vik Muniz. Já se confirmou para então também a presença do arquiteto Rem Koolhaas, que deverá participar de uma maratona de entrevistas conduzida por Olbrist com dezenas de convidados brasileiros e estrangeiros. É uma ótima notícia, sem dúvida. Por isso mesmo, espera-se que as próximas entrevistas percam o caráter palaciano dado à entrevista de Foster, ao final de contas nada condizente com o próprio título da mostra.


(A foto acima foi extraída do site da prefeitura, onde há mais informações sobre a entrevista: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo;jsessionid=27890501E226365ED1BB7D88FBDE8DA4.liferay-inst3?article-id=1790630)

Nenhum comentário:

Postar um comentário