12
Olimpíadas / Alguns esclarecimentos, antes que o ano acabe: o edital do concurso internacional para o Parque Olímpico não saiu ainda. O que houve esta semana foi apenas a assinatura do convênio entre o IAB-RJ e a Prefeitura do Rio para realização do concurso. Daí porque até agora não há nenhuma informação sobre o concurso nem no site do IAB-RJ, nem no blog de seu presidente, arq. Sergio Magalhães, nem no site oficial das Olimpíadas no Rio (que aliás está fora do ar hoje).

Mas vamos ao que se sabe, por ora: o concurso será realizado em duas etapas, a partir de 15 de janeiro (a primeira selecionará 8 propostas que disputarão a segunda), e o resultado deve sair em junho próximo.

O Parque Olímpico ocupará o terreno do Autódromo de Jacarepaguá e ainda deve incluir a Arena da Barra e o Parque Aquático Maria Lenk, erguidos para os Jogos Pan-americanos de 2007. Aí deve ser concentrada a maioria das competições esportivas das Olimpíadas, como judô, vôlei, basquete, ciclismo, hóquei, tênis, natação, luta e handebol, além dos centros de imprensa e de transmissão dos jogos, totalizando 10 instalações permanentes e 9 temporárias, em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados.

Na verdade, a equipe vencedora do concurso será responsável pelo desenvolvimento do projeto, com base no plano já existente e aprovado pelo COI - cuja autoria não tem sido divulgada e o próprio Sergio Magalhães há pouco tempo afirmou desconhecer, embora o projeto já esteja há algum tempo no site do escritório mineiro BCMF(http://www.bcmfarquitetos.com/dinamico/main.html).

Quanto à Vila Olímpica, cuja pedra fundamental também foi lançada esta semana, a previsão é de que sua construção tenha início em janeiro. Da autoria deste projeto, não tenho nenhuma pista (o máximo que sei é que a construtora é a Carvalho Hosken). Mas reproduzo o que tem sido divulgado: a Vila também ficará na Barra da Tijuca, em terreno de 1 milhão de metros quadrados, ao lado do Riocentro e próximo à Lagoa de Jacarepaguá. Terá 48 edifícios, de 12 andares cada, totalizando 2880 unidades (apartamentos de três e quatro quartos), além de equipamentos de apoio aos atletas.

E a logomarca das Olimpíadas? Finalmente será conhecida hoje, às 10 da noite, por meio de projeções nos palcos instalados na Praia de Copacabana para o Reveillon. Que não se repita a frustração da marca da Copa, eu ia dizer. Mas um tucano surgiu na minha janela, e me espera. Feliz 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário