6
Viva Bernardes / Chegando de Porto Alegre, onde estive apresentando o projeto de Sergio Bernardes para o Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Bruxelas (1958), fico sabendo que o tão esperado livro sobre o arquiteto carioca está com lançamento marcado: será dia 15 de dezembro, às 20:00, na livraria Argumento do Leblon (Rua Dias Ferreira).

O livro, organizado por Lauro Cavalcanti, reúne uma grande quantidade de material sobre projetos executados e não-executados de Sergio Bernardes e textos de vários autores sobre a sua obra - dentre eles Alfredo Britto, Fares El-Dahdah, João Pedro Backheuser, Guilherme Wisnik, Rafael Cardoso Denis e eu. A edição é da Artviva.

Parece mentira, mas será o primeiro livro, de fato, sobre a obra de Bernardes, um dos maiores arquitetos brasileiros - responsável, entre outros projetos, pelo Pavilhão de São Cristóvão, no Rio, a Casa de Lota Macedo Soares, em Petrópolis, o Hotel Tambaú e o Centro de Conveções, em João Pessoa, o Mausoléu Castello Branco, em Fortaleza, e o polêmico mastro da Bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília (na foto acima).

Um comentário:

  1. Ana, sobre a obra de Sérgio Bernardes, eu recomendo com entusiasmo a dissertação de mestrado de minha amiga Monica Paciello Vieira (fomos alunas do Alfredo Brito, na FAU/UFRJ, e ela chegou a ser estagiária não só do Alfredo, mas do próprio Sérgio Bernardes), defendida no Proarq em 2006, com o título "Sérgio Bernardes: arquitetura como experimentação". O conteúdo pode ser baixado na íntegra em pdf neste link: http://dominiopublico.qprocura.com.br/dp/34481/Sergio-Bernardes:-arquitetura-como-experimentacao.html.

    Há também um artigo dela na Vitruvius: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.084/248.

    Vou falar para ela sobre o lançamento do livro, provavelmente ela vai se interessar. E vale a pena o contato, é alguém que se debruçou sobre a obra do Sérgio com muita dedicação e competência.
    Abs

    ResponderExcluir