9
Então não foi um sonho. Santiago Calatrava está mesmo projetando o Museu do Amanhã, que ia ficar nos Armazéns 5 e 6, mas agora vai ficar no Pier Mauá, que por pouco não foi ocupado pelo Guggenheim de Jean Nouvel, e onde já estava em construção a praçinha de Sergio Dias, que agora está projetando o Arquivo do Estado...Pensando bem, não é a arquitetura que está em crise no Rio. É a própria noção de projeto.

2 comentários:

  1. Francesco Perrotta Bosch20/1/10 12:21

    Primeiramente, deve ser motivo de grande comemoração a suspensão do projeto da “pracinha do interior” para o Píer Mauá. É muito curioso observar o histórico de projetos pensados para esse lugar. Mas me parece, caso se concretizem estas últimas notícias, que o museu estará em mãos de um arquiteto com especial capacidade para projetar em sítios tão únicos como Píer Mauá. Vide seus projetos para o Museu de Arte de Milwaukee e para a Opera de Tenerife que tão bem trabalham com a margem, com o limite (mesmo que no caso carioca este seja artificial) entre água e o solo.

    ResponderExcluir
  2. Aonde está a arquitetura brasileira ?? Aonde está a arquitetura carioca ?? Todos desistiram pois o Niemeyer ficou com todos os projetos ???
    Talvez o problema não seja a noção de projeto e sim a ausência de arquitetos com projetos, com exceção do moderno-concreto do Niemeyer.

    ResponderExcluir