13
Rio, Samba e Fórum Urbano Mundial / Entre 22 e 26 de março, o Rio vai sediar o V Fórum Urbano Mundial, encontro promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e realizado pela primeira vez na América Latina.

O objetivo central do Fórum, que acontece bienalmente desde 2002, é analisar a aceleração da urbanização nos últimos anos e discutir seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas em todo o mundo .

Sob o tema central - "Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido" - foram organizados desta vez 6 eixos de trabalho: "Levando adiante o Direito à Cidade"; "Unindo o Urbano Dividido"; "Acesso Igualitário à Moradia"; "Diversidade Cultural nas Cidades"; "Governaça e Participação"; "Urbanização Sustentável e Inclusiva".

Estima-se um número de dez mil participantes, entre arquitetos e urbanistas, representantes de diversas esferas do governo e da sociedade civil.

Curiosamente, o site (http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=584) ilustra a convocação para o Fórum com 3 imagens. Uma mostra o Pão de Açucar; a outra, o Corcovado; e a terceira, bom, a terceira está aí.

Um comentário:

  1. apoiado Ana! a imagem reforça uma visão estereotipada e preconceituosa, em gênero, número e grau. Vindo da ONU que tem uma série extensa de regulamentos e protocolos justamente para evitar esse tipo de bobagem torna o fato ainda mais grave.

    abraços,

    Fernando

    ResponderExcluir