9

Lucio Costa, presente / O Rio também tem notícias boas, e como: acaba de ser disponibilizado no site da Casa de Lucio Costa o acervo do arquiteto. É um conjunto riquíssimo de documentos, reunindo cartas, pareceres, desenhos e fotos, muitos dos quais totalmente inéditos até hoje, que foi organizado e digitalizado pacientemente nos últimos anos pela Casa de Lucio Costa, com patrocínio da Petrobrás.

Numa pesquisa muito rápida encontrei, por exemplo, uma carta afetuosa de Peter e Alison Smithson, datada de 1965, agradecendo pelo jantar na casa de Lucio Costa e fazendo comentários sobre um museu visitado à beira-mar em Salvador (seria o Solar do Unhão, de Lina Bo Bardi?). Outra carta, também assinada pelos Smithson, convida Lucio Costa para uma das reuniões do Team 10, a ser realizado em Toulouse em 1971.

Mas há muito, muito mais: de pareceres e atas de reuniões relativos a Barra da Tijuca a detalhamento de esquadrias... afinal, são 871 projetos, 1365 cartas...tudo identificado em fichas com todas as informações necessárias e pronto para ser acessado por qualquer um (em versão em PDF ou Word). Basta entrar no site da Casa (http://www.casadeluciocosta.org) , depois entrar em "acervo", e em seguida em "Dspace". O que vai se abrir então é um presente para todos os pesquisadores, estudantes e interessados em Lucio Costa, arte, arquitetura, urbanismo, patrimônio, cidade, modernidade, Brasil, Brasília, Rio de Janeiro...

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda! Calhou de eu ler o depoimento da Julia... É muito bom espiar aqui e daqui do 12.

    ResponderExcluir