16

ENTRE / Francesco, Gabriel, Mariana e Valmir são estudantes de arquitetura da PUC-Rio. Com a cabeça cheia de interrogações sobre a prática contemporânea da arquitetura no Brasil e no mundo, eles se juntaram há alguns meses em torno de um projeto comum: entrevistar arquitetos atuantes e considerados referenciais, com o objetivo de aproximar-se do pensamento, das práticas e rotinas que movem um escritório de arquitetura hoje.

Em meados do semestre passado, eles pegaram um ônibus para São Paulo, de onde voltaram com três ótimas entrevistas (João Walter Toscano, Vinícius Andrade e Marcelo Morettin; Lua e Pedro Nitsche), as quais, somadas e editadas, deram início ao site ENTRE, lançado sem muito alarde em junho.

Agora o ENTRE põe na rede a primeira entrevista com arquitetos cariocas. Otavio Leonídio e João Pedro Backheuser (BLAC Arquitetura e Cidade) falam bastante do Rio de Janeiro, e com muita franqueza: questionam a Vila do Pan (do atual Secretário Municipal de Urbanismo, eng. Sergio Dias) e o Museu da Bossa Nova (do ex-prefeito de Curitiba, arq. Jaime Lerner), por exemplo, além de vários outros projetos recentemente executados ou em vias de se concretizar na cidade. A produção atual dos arquitetos cariocas, aliás, é definida como “uma desgraça”, provocada tanto pelo vácuo do ensino quanto pela postura de instituições como o IAB. E os termos dirigidos aos urbanistas cariocas não são menos eloqüentes. A discussão está aberta:
www.entre.arq.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário