1 / jan 14

1
Concurso BNDES / Desafio para abrir o ano: o BNDES está organizando concurso público para projeto de edifício anexo da sua sede, em terreno na Avenida República do Paraguai, no Centro do Rio, nas imediações do Largo da Carioca e do Convento de Santo Antonio.
O anexo compreenderá áreas de uso do BNDES e áreas abertas ao público: 
Centro de Informação e Conhecimento, incluindo a modernização e ampliação da Biblioteca Paulo Roberto de Souza Melo; Centro de Documentação do BNDES; Centro de Memória do BNDES; Centro de Estudos Rômulo Almeida; e Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
Prevê-se também a construção do Caminho de São Francisco, ligando a Av. República do Paraguai ao Morro de Santo Antônio e ao Largo da Carioca, e oferecendo novo acesso ao convento.
O projeto deverá seguir os parâmetros urbanísticos redefinidos recentemente pela prefeitura para a área, em particular no que se refere à sua proximidade em relação ao Convento de Santo Antônio e a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que constituem um dos mais preciosos conjuntos coloniais remanescentes no Rio, tombado pelo IPHAN.
Trata-se de um desafio também em função da relação com o edifício-sede, torre miesiana mergulhada em jardins de Burle Marx com projeto de clara influência paulista desenvolvido na década de 1970 por uma equipe de arquitetos paranaenses formada por Leonardo Oba, Alfred Willer, Oscar Mueller, Rubens e José Sanchotene, Ariel Stelle e Joel Ramalho Junior.
Já está marcada audiência pública no dia 27.01.2014, às 14h, no auditório do 8º andar do Edifício Ventura Corporate Towers (Av. República do Chile n.º 330, Torre Oeste). Mas convém inscrever-se antes no site do BNDES, onde também já está disponível o edital do concurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário