10
Cidade Nova? / Passando pela Cidade Nova recentemente, fiquei surpresa com a quantidade de edifícios novos por ali. Essa área histórica e muito próxima à área portuária, que foi continuamente vitimada por obras viárias e ficou marcada por um longo processo de degradação, está num acelerado processo de adensamento e transformação urbana, com uma concentração de edifícios administrativos que incluem agora, além do Centro de Convenções Sul-América e da própria Prefeitura, a sede do Comitê Olímpico e da Empresa Olímpica Municipal, o Centro de Operações da Prefeitura e o Pavilhão Olímpico.
 
Pela concentração dessas instalações numa área tão central e valiosa, em todos os sentidos, e pela oportunidade indiscutível que novos investimentos como esses representam para a cidade neste momento, seria de se esperar que os projetos apresentassem alguma qualidade, do ponto de vista arquitetônico e urbanístico. Mas o que se vê, mais uma vez, é nenhuma arquitetura: caixas inertes seladas por vidros espelhados, que não se comunicam entre si nem com a rua, nem mostram qualquer compromisso com a construção do espaço público.

 
 
 
Nas ruas cheias de gente, na hora do almoço, caminho com dificuldade até um pequeno conjunto comercial que, junto com o casario revitalizado contíguo, me parece o que há de melhor por ali. Há um tecido urbano, numa escala meio doméstica, que vai se recuperando. Mas a diversidade de usos, que desde os anos 60, com Jane Jacobs, tornou-se uma chave fundamental para garantir a vitalidade da cidade, não parece ter chegado até aqui. Em termos de habitação, o empreendimento mais próximo é o conjunto do Minha Casa, Minha Vida que está sendo erguido no lugar do antigo presídio da Frei Caneca, e já se parece com um nova prisão.
 
Mas nada espanta mais que o Pavilhão Olímpico, prestes a ser inaugurado ao lado da Prefeitura.



Não consegui saber até agora de quem é o projeto. Mas no site "Cidade Olímpica" encontrei este vídeo, que abre com imagens de Barcelona e fala em "oferecer à cidade um equipamento o mais moderno possível". Parece que em breve uma grande maquete digital da cidade estará disponível ali. Mas se este é o modelo que estamos seguindo, sinceramente, não sei o que nos resta.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário