4
Para Dilma, presidente, de Toledo, arquiteto /
"Presidenta, eu era mais ou menos como a senhora, não tinha muita paciência para escutar e, quando o fazia, não sabia ouvir. Precisei ficar um ano e meio enfiado num escritório na Rocinha, pertinho da curva do “S”, para compreender o que os moradores queriam de mim. Foi um aprendizado tenso e difícil, fiquei doente de tanto stress,  mesmo assim valeu a pena, tornei-me uma pessoa melhor e, como arquiteto, produzi, com meus companheiros de equipe e com a população, um lindo trabalho, o Plano Sócio Espacial da Rocinha, até hoje bandeira agitada pela comunidade para se proteger dos desmandos dos nossos governantes.
Não sinto nenhuma animosidade em relação à senhora, pelo contrário, nunca esquecerei seu papel corajoso e abnegado contra a ditadura, mas que a senhora precisa aprender a ouvir, isso precisa.
Refiro-me a interpretação que a senhora deu ao que escutou dos jovens e coroas como eu, nas magníficas passeatas que tomaram o Brasil de ponta a ponta e nas redes sociais e, principalmente, à sua resposta tão equivocada como precipitada.
Presidenta, segure firme, deixe de lado os conselhos desses puxa-sacos que  a cercam, eu levei mais de ano para compreender o que os moradores da Rocinha queriam de mim, sei que a senhora é muito mais inteligente do que eu e, certamente, não levará tanto para compreender o que nós estamos querendo, pegue seu neto e se tranque num lugar agradável, não receba ninguém, respire..., relaxe... e, só então, se considere pronta para ouvir além de simplesmente escutar nossos gritos.
Preste atenção nas vozes do povo brasileiro, ouça as palavras de ordem, leia os cartazes e faixas e só então dê a resposta que todos nós queremos ouvir.
Deixe a reforma política conosco, em 2014 trataremos disso sem a sua ajuda e se concentre no que estamos pedindo: Educação, Saúde, Mobilidade, Moradia Digna Menos Inflação e trabalho, muito trabalho dos políticos e governantes, porque nós, Presidenta, já damos um duro danado para sobreviver e pagar nossos impostos.
Ah, ia me esquecendo, demita todos os seus ministros e o seu marqueteiro, eles não fazem bem à senhora.
Luiz Carlos Toledo
Arquiteto"
Notas:
1. Luiz Carlos Toledo coordenou o projeto de urbanização da Rocinha e é responsável por pesquisa sobre o programa Minha Casa, Minha Vida que estará na X Bienal de Arquitetura de São Paulo.
2. abaixo, o panfleto distribuído em passeata  organizada recentemente por moradores da Rocinha em repudio ao teleférico cuja instalação foi anunciada pela presidente Dilma em maio último, com recursos do PAC 2. O teleférico está previsto para ter 6 estações, divididas em 2 linhas. O sistema é semelhante ao instalado em 2011 no Complexo do Alemão, mas as estações tem projeto distinto.
3. enquanto isso, Amarildo - morador da Rocinha levado para "verificação" por policiais da UPP no dia 14 último - continua desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário