9
Mapas e Mapeamentos / Lize Mogel, artista e ativista norte-americana, é uma espécie de contra-cartógrafa, que trabalha com a desestabilização da suposta verdade contida nos mapas e sistemas tradicionais de mapeamento e representação cartográfica. Um dos seus trabalhos recentes é a organização do excelente "Atlas of radical cartography" (http://www.an-atlas.com/), que reúne 10 mapas e ensaios que mexem com a nossa compreensão das redes sociais e de poder vigentes.

Lize estará sexta próxima, dia 7, no simpósio "Novas Cartografias", realizado pelo CampoAUD no Studio X/Centro Carioca de Design na Praça Tiradentes. Também na sexta tem Fabio Lopez, designer e professor da PUC-Rio, autor do "War in Rio", versão sarcástica do conhecido jogo "War", dedicada ao Rio (http://www.jogowarinrio.blogspot.com.br/). E Natália Santos e Patrícia Azevedo, representantes do Wikimapa (http://wikimapa.org.br/), projeto de mapeamento de áreas marginalizadas e em geral invisíveis nos mapas oficiais da cidade, com base no uso de tecnologia móvel por jovens de baixa renda.

O simpósio - que vai de quarta a sexta, sempre de 16 às 21 hs  - é uma extensão da exposição homônima,  que pode ser visitada desde a semana passada no mesmo espaço e inclui o mapa digital do Rio construído por Gabriel Duarte e equipe, que estará na Bienal de Arquitetura de São Paulo. Tudo aqui: www.novascartografias.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário