2

Marina / Está n'O Globo de hoje: Eike Batista desistiu do projeto de Índio da Costa para a Marina da Glória. Disse que o projeto - ao qual se referiu como "um devaneio" e "uma vergonha" - "já está na lata do lixo", e que vai buscar outro, porque o prazo para início das obras - 2012 - está mantido. Sobre o polêmico estacionamento subterrâneo, com 1500 vagas, disse que "nunca" o construiria: "Nós queremos um projeto minimalista, e não algo como essa proposta, que é uma vergonha". Ora, mas como assim? "Nós" quem? Não custa lembrar que o projeto em questão foi escolhido num concurso fechado e disputado por arquitetos renomados do mundo todo, selecionados e convidados pela própria EBX, empresa de Eike Batista, num processo envolto no mais alto sigilo, cujo resultado até hoje não foi apresentado publicamente. É difícil acreditar que um empresário como Eike Batista, que tem demonstrado tanto interesse pela cidade, e certamente dispõe de consultores do mais alto gabarito nos mais variados setores em que atua, não conte com o apoio de assessores minimamente qualificados na área de arquitetura. Assim como é difícil acreditar que ele desconhecesse o projeto escolhido por sua própria empresa há mais de um ano. Talvez ele tenha mudado de idéia depois da pressão pública que começou a se armar nos últimos tempos em defesa do Parque do Flamengo. Em todo caso, desqualificar publicamente o projeto dessa maneira revela um enorme desrespeito não só pelo vencedor como por todos os arquitetos envolvidos no concurso, e mais, pela própria arquitetura.



PS: Não vou comentar os projetos premiados pelo IAB-RJ este ano. Mas não deixo de recomendar que eles sejam vistos na sede do IAB, ou aqui: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/iab-rj-elege-melhores-projetos-do-rio-de-janeiro-em-cinco-243192-1.asp

4 comentários:

  1. Ana Luiza,
    Somos alunas de arquitetura da PUC, suas ex alunas, e acabamos de iniciar um blog justamente com esse assunto! Segue o link! =)
    http://arqdrops.wordpress.com/2011/12/13/quebrando-o-gelo/

    ResponderExcluir
  2. http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/12/11/de-lota-edu-para-eike-batista-com-421118.asp#.TuqYV8otIgw.facebook

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a ocupação do antigo parquinho pela Marina da Glória, assim como não acho correto o silêncio sobre o licenciamento. Mas desqualificar o projeto como fez o Eike é baixo e oportunista.

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente não entendo essa atitude em relação ao aterro do Flamengo protegido pelo Iphan como se fosse um cristal perfeito. Sim concordo que nossa herança histórica deva ser preservada mas não necessariamente em sua totalidade. Lota não tinha nenhuma formação urbanística, arquitetônica ou paisagística para dizer o que deveria e não deveria ser feito e até mesmo Burle Marx a criticou publicamente em algumas decisões Por melhor que fossem suas intenções alguns dos projetos de Reidy como estão hoje (pista de dança, coreto) não são utilizados como poderiam e o mesmo pode se dizer da Marina da Gloria. Moro na Nova Zelândia e estou prestes a apresentar meu TFG que é justamente de revitalização da Marina para as Olimpíadas, focando na sua utilização após os jogos. Aqui na faculdade somos livres para projetar o que bem quisermos desde que possamos argumentar as nossas decisões Confesso que meu projeto seja uma grande loucura mas acredito nele e aqui tudo vale! Proponho uma extensão do aterro sobre a Baia com um desenho que respeita a geometria de Burle Marx e a construção de dois prédios: Um para a Marina e um prédio publico para eventos, palestras e exposições inspirado na marquise do Ibirapuera. Tambem proponho uma rampa de barcos pública fora da Marina para que qualquer cidadão comum possa utilizar a infraestrutura sem precisar pagar a Marina. Dessa forma acredito que o aterro do Flamengo pode sim e ate deva receber revitalizações, desde que conservem sua herança histórica e que ampliem e/ou melhorem a sua utilização. O que realmente é uma vergonha é o ataque do Sr. Batista ao projeto do Índio e essa questionável mudança de opinião.

    ResponderExcluir