8

Sergio Bernardes, Futuro próximo / Boa notícia: finalmente o acervo de Sergio Bernardes será catalogado para fins de pesquisa. Todo o material - desenhos, fotos, maquetes, filmes, documentos - foi transferido esta semana para o NPD/Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU-UFRJ, sob a coordenação da profa. Elizabeth Martins.

Entre as preciosidades do acervo há vários projetos de grande escala para o Rio, compreendendo áreas e problemas que hoje estão justamente no centro do processo de transformação da cidade. Entre eles, a Arena Quinta da Boa Vista - um projeto de requalificação urbana de uma vasta área, abrangendo do Maracanã ao Cais do Porto, estruturado a partir da proposta de transformação do Pavilhão de São Cristovão (também projetado por Bernardes, na década de 1950) em uma arena multiuso com capacidade para 20.000 espectadores.

O projeto - encomendado na década de 1990, pelo então prefeito Luis Paulo Conde - foi desenvolvido em parceria com o arquiteto Rolf Hüther e o escritório Millet, Biosca & Associats, de Barcelona (encabeçado pelo arquiteto Lluís Millet e responsável pelo anteprojeto da candidatura de Barcelona para os jogos olímpicos de 1992, e do Rio, para 2004). O estudo de viabilidade indicava claramente o propósito do projeto: "não parece ser um prognóstico temerário afirmar que o Rio será uma cidade olímpica em um futuro próximo. A construção de uma nova Arena representa uma aposta nesse sentido".



Nenhum comentário:

Postar um comentário