19
Bienal de Veneza /

Caro Neville D'Almeida,

como eu lhe respeito, me sinto na obrigação de lhe dizer, um pouco constrangida, que o pavilhão do Brasil em Veneza é projeto de um dos maiores arquitetos brasileiros do séc XX: Henrique Mindlin (junto com Giancarlo Palanti, Walmyr Amaral e Nino Marchesin). É verdade que o pavilhão, projetado entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, está em estado deplorável. Mas por que não cuidamos de recuperá-lo, devolvendo-lhe a sua dignidade? Seria também uma bela homenagem a Mindlin, cujo centenário de nascimento se celebra justamente este ano.

No mais, já pensou se todos os edifícios que estão em mau estado de conservação em Veneza fossem derrubados? E se fosse esse o caso, deveríamos entregar a tarefa de construir um pavilhão "ao nível da grande arte brasileira" a uma empreiteira, como você propõe? Não seria o caso de fazer um concurso público, convocar os melhores arquitetos brasileiros, ou quem sabe entregar o projeto a Paulo Mendes da Rocha, simplesmente?

Caro Neville, desculpe o meu tom assim um pouco aflito, mas por último quero lhe dizer também que em arquitetura, como em arte, tamanho nunca foi documento. Se o espaço expositivo é insuficiente, que se projete uma extensão, um anexo, outro pavilhão até. Já basta termos perdido o edifício do Jornal do Brasil, também projetado por Mindlin, no Rio.

Um abraço,
Ana Luiza Nobre


(a nota saiu hoje na coluna "Gente Boa", do jornal O Globo).

2 comentários:

  1. Ana,
    lembrei de você quando li esse comentário do Neville D'almeida. Lembrei também de quando estive lá e de ter ficado maravilhado com o nosso pavilhão. Lembrei também do medíocre e se não bizarro pavilhão brasileiro da Expo Xangai, construído pelas empreiteiras, como sugere Neville. Lembrei de nossa arquitetura moderna e como muito bem você disse, que tamanho não é documento. Um grande abraço, Caio Calafate

    ResponderExcluir
  2. Eu espero que haja uma certa ironia no comentário, o que ele quis dizer foi o seguinte: um país no qual empreiteiras e agro-business manda e desmanda e um país cujo Ministério da Cultura só tem a verba diminuida a cada ano que passa , talvez seja melhor entregar o pavilhão para uma empreiteira

    ResponderExcluir