03
Arte e Arquitetura / Acaba de chegar às minhas mãos o livro Arte e Arquitetura. Balanço e Novas Direções (editora UnB, 2010, 234 p.), que resulta de 4 dias de debates promovidos pela Fundação Athos Bulcão em Brasília, em outubro de 2009.

Livro e seminário foram organizados por Agnaldo Farias e Fernanda Fernandes, ambos professores da FAU-USP, que reuniram 21 autores ligados às áreas de arte e arquitetura com o objetivo de refletir sobre "as interseções, contaminações e coincidências entre as duas disciplinas, que em vários momentos compartilham princípios e incertezas."

Os textos são de Cecilia Cotrim, João Masao Kamita, Guilherme Wisnik, Claudia Cabral, Carlos Eduardo Dias Comas, Milton Machado, Rodrigo Queiroz, Marta Bogéa, Fernanda Fernandes, Agnaldo Farias, Daniel Acosta e outros (dentre os quais me incluo) , sobre temas distintos que passam por Van Doesburg, Archigram, Peter Eisenman, Oiticica, Barrio, John Cage, Lelé, Matta-Clark, Koolhaas e claro, Athos Bulcão.

Há ainda um trabalho de Carmela Gross - "1:" - que escapa do formato mais acadêmico da publicação e explora a relação entre escala e dimensão, espaço gráfico e espaço geográfico, pensamento e representação.

Meu texto foca especificamente no projeto de Sergio Bernardes para o "Rio do Futuro", publicado na revista Manchete em 1965 (acima). O projeto, aliás, desencadeou uma discussão acalorada no seminário - o que, no meu entender, contribuiu justamente para dar a dimensão do problema central tocado pelo encontro: as tensões entre arte e arquitetura no pensamento e na prática contemporânea.

3 comentários:

  1. vc tem esta edição da manchete?

    ResponderExcluir
  2. Eu li esta edição da Manchete e digo que o projeto do Sérgio superou, de longe, as torres altas, que hoje estão sendo erguidas, de forma adensada e burra. Gostaria, muito, de resgatar essa reportagem.
    Sylvio Nogueira / Arquiteto / Curitiba

    ResponderExcluir