14
A cidade sou eu / Em 2030, 60% da população mundial estará morando em cidades. Com base nessa projeção, o ITDP - Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento), convocou arquitetos de várias partes do mundo para imaginar um futuro sustentável para as suas cidades.

O resultado estará a partir de terça próxima, dia 02, na exposição "As cidades somos nós - desenhando a mobilidade do futuro", no Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro).

O Rio é uma das 10 cidades estudadas. O projeto desenvolvido pelos escritórios CAMPO e Fábrica destina-se à região da Central do Brasil. As demais cidades, e os escritórios de arquitetura responsáveis pelos projetos são: Nova York - Terreform e Michael Sorkin Studio; Cidade do México - Arquitectura 911sc, Buenos Aires - PALO Arquitectura Urbana; Ahmedabad, Índia - HCP Design and Project Management; Jacarta, Indonésia - Budi Pradono Architects; Joanesburgo, África do Sul - Osmond Lange Architects e Ikemeleng Architects; Guangzhou, China - Urbanus Architecture and Design; Dar Es Salaam, Tanzânia - Adjaye Associates; Budapeste, Hungria - Varos-Teampannon and Kozlekedes.

Em paralelo à mostra, um seminário internacional que se estenderá até o início de março promete trazer ao Rio os arquitetos Richard Rogers e Michael Sorkin - ambos imperdíveis -, entre outros:

10/02 "Renovação Urbana". Palestrante: Oren Tatcher - arquiteto residente em Hong Kong, tem vários projetos de renovação urbana, com ênfase em estações de transporte multimodais.

24/02 "Nossas Cidades - Visões para 2030". Palestrantes: Michael Sorkin - arquiteto baseado em Nova York, ex-crítico de arquitetura do "Village Voice" e autor do projeto para a Brooklyn Bridge, apresentado na exposição; David Sim - arquiteto do escritório Jan Gehl Architects e Gabriel Duarte - professor da PUC-Rio e representante dos escritórios CAMPO e Fábrica, responsáveis pelo projeto para a Central do Brasil apresentado na exposição.

03/03
"Investimento Sustentável: transporte urbano como uma questão essencial". Palestrante: Tim Tompkins - diretor da Times Square Alliance, responsável pela criação de espaços públicos na Broadway, junto com a Prefeitura de NY.

11/03 "A forma das cidades e a linguagem da arquitetura". Palestrante: Richard Rogers - arquiteto premiado com o Pritzker de 2007, autor de projetos como o Centro Pompidou em Paris (com Renzo Piano), o aeroporto de Barajas em Madri, o Plano Diretor de Shangai, o Lloyd’s Bank, o Millenium Dome e o condomínio One Hyde Park em Londres. É autor, entre outras publicações, de "Cidades para um pequeno planeta" (Gustavo Gili, 2005), livro que resume alguns dos princípios básicos do assim chamado "ecourbanismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário