12
Guerra e Paz / A foto ao lado foi extraída do site da UPP - Unidades de Polícia Pacificadora (http://upprj.com/wp/?p=1230), programa de segurança pública que vem sendo implantado pelo Governo do Estado do Rio em favelas dominadas pelo tráfico, e cuja ação desencadeou a guerra a que estamos assistindo, mais uma vez atônitos.

A foto mostra o coral infantil do Morro do Borel, que se apresentou na sexta passada, dois dias antes do inícío dos violentos ataques que já fizeram dezenas de mortos. O texto - intitulado "O beco agora tem saída"- descreve o ambiente festivo da apresentação, realizada na sede do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar):

"Crianças corriam por todos os lados, brincavam e cantavam. Moradores e pais do Morro do Borel tomavam café, conversavam com professores e policiais, e esperavam por uma apresentação que iria emocionar quem estivesse presente.

Os responsáveis pela homenagem não têm mais de 8 anos. Foi em uma das aulas de música do Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, da comunidade, que Augusto Henrique, de 6 anos, Carlos Eduardo e João Pedro Moreira, ambos com 7 anos, e Raquel Santiago, de 8, se inspiraram para compor uma música simples, mas sobre um contexto bem complexo.

Ao som da banda da PM, cerca de 20 crianças da comunidade, cantaram a música “Na Saída do Beco”, que fala sobre o dia-a-dia e o resgate de hábitos e características culturais na comunidade depois da entrada da UPP.

- A gente, hoje, pode fazer o que quiser, pode jogar bola na quadra, correr na rua. Antes não podia. Víamos até tiro passando na janela da escola – conta o ‘compositor’ Augusto.

O outro músico, Carlos Eduardo, já virou frequentador da UPP do Morro do Borel e amigo dos policiais.

- Quando vamos lá, escrevemos nosso nome e o da UPP na palma da mão, como se fosse autógrafo. Tentamos escrever os nomes dos policiais também, para não esquecer – conta Carlos, que já tem muito em comum com os soldados da unidade:

- Quando crescer quero ser militar do exército -, afirma.

Mãe de três alunos do Ciep, Tatiane Regina tem 30 anos, nasceu na comunidade, e conta que a mudança dos filhos, depois da UPP, foi para melhor.

- Posso dizer que foi da água para o vinho. A tranquilidade, a independência de poder ir e voltar sozinha da escola, tudo contribui para que a criança cresça com um temperamento mais tranquilo. "

Eu olho para a foto, no entanto, e vejo a enorme caveira ao fundo, as armas, e me pergunto como é que estas crianças podem ter um crescimento sadio.

3 comentários:

  1. Voce não entendeu, é uma caveira do bem.

    Eu adoro ela.

    ResponderExcluir
  2. Ana Luiza, eu endosso sua preocupação e gosyei de ter lido alguém expressar "em voz alta" o mesmo que eu penso.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ana eu tenho um grande respeito por vc. Mas esse seu texto me chocou.
    Estava pensado como uma pessoa tão inteligente como vc poderia estar adotando tal discurso.
    Mas para a minha felicidade, na sua última frase eu lembrei o pq admiro tanto vc.
    - UFA!!!!!!!!

    ResponderExcluir