7

Panoramas do Rio / Vindo do Museu de Belas Artes, onde enchi os olhos com os magníficos panoramas da cidade que integram a Coleção Brasiliana Itaú, desci em Ipanema e tive o ímpeto de visitar o mirante recém-inaugurado. Foi bem mais fácil do que eu pensava. Uma das saídas do metrô me conduziu diretamente ao elevador, e então bastou subir alguns lances de escada para chegar ao topo, onde um panorama ainda mais impressionante me aguardava: 360 graus ligando a praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e o Morro do Cantagalo.

No mirante havia umas 15 pessoas. Todos turistas, como eu. Um jovem distribuía folhetos e oferecia, por 10 Reais, "um encontro direto com a comunidade". "Mas tem que andar rápido", avisava. Um policial fortemente armado e vestindo um colete à prova de balas falava inglês fluentemente. Se não me engano, foi ele mesmo que, já na subida, gentilmente recomendou que descessemos antes das 18 horas. "O elevador funciona 24 horas, mas é que vocês não são da comunidade." Entendido. Disparei a câmera sobre a fresta existente acima do vidro - blindado, claro - e registrei, neste cenário louco, o último pôr do sol de verdade do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário