2
Parque Olímpico / Boa: o Comitê organizador das Olimpíadas no Rio voltou atrás e cancelou o edital do processo seletivo para o desenvolvimento dos projetos para o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, depois que entidades como o IAB e o CREA se manifestaram publicamente contra a falta de transparência na condução do edital (divulgado apenas no site do Comitê) e o prazo apertado (8 semanas) definido para entrega dos projetos. O Comitê alega que o edital gerou uma "interpretação equivocada", e promete lançar novo edital em breve (atenção, candidatos!).

Eis a íntegra da nota do Comitê, postada ontem em seu site oficial:

"O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 busca a transparência em todas as suas ações. Por isso, optou por divulgar os editais de processos seletivos em seu site oficial, que é consultado diariamente pela imprensa e pelo público em geral. Seguindo esta política de transparência, o Comitê Rio 2016 divulgou o edital do processo de seleção 014/2010 em seu site oficial em prazo compatível com a documentação exigida - portfólio, habilitação jurídica e qualificação econômico-financeira. Como já foi amplamente divulgado, o Comitê Rio 2016 não é responsável pela construção de instalações esportivas e, consequentemente, pela condução do processo de elaboração do projeto executivo das instalações esportivas. Ao Comitê Rio 2016 cabe apenas a elaboração do Manual Descritivo e do conceito do projeto, para garantir que todos os clientes dos Jogos (atletas, COI, Federações Internacionais, patrocinadores, serviços de saúde, alimentação estacionamento etc.) sejam devidamente contemplados no projeto executivo. Na página 4 do edital 014/2010 (item 2, letra D) está explícito que os seguintes itens estão excluídos do escopo: projeto básico (anteprojeto) de arquitetura; projeto legal, executivo, detalhamento, entre outros; projeto de paisagismo; e projetos complementares. Porém, por concluir que o texto do edital 014/2010 poderia induzir os leitores à interpretação equivocada de que o serviço solicitado seria a elaboração do projeto executivo das instalações esportivas, o Comitê Rio 2016 decidiu nesta quarta-feira, dia 8, CANCELAR o referido edital. Oportunamente, será lançado novo processo seletivo no site oficial do Rio 2016. Os participantes do processo cancelado deverão retirar seus envelopes B e C na sede do Comitê Organizador em horário comercial até o dia 17 de setembro de 2010".

A foto acima também foi extraída do site do Comitê, ao qual falta uma informação fundamental: o projeto original do Parque Olímpico é do escritório mineiro BCMF (dos arquitetos Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi). Aliás, o escritório foi recentemente premiado com Medalha de Ouro pela IAKS (International Association for Sports and Leisure Facilities) com o projeto para o Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Panamericanos no Rio, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário