15
Luiz Nunes, arquiteto formado no Rio de Janeiro na década de 1930, é conhecido por ter revolucionado o meio arquitetônico pernambucano entre 1935 e 1937, quando projetou e construiu uma série de obras públicas em Recife e Olinda, introduzindo aí os princípios da arquitetura moderna.

Nunes liderava uma equipe que reunía, ainda, nomes como Joaquim Cardozo e Roberto Burle Marx. Um de seus projetos mais conhecidos - e polêmicos - é a Caixa d'Água de Olinda: um prisma puro e branco que se destaca imediatamente do conjunto arquitetônico em que se insere, marcado pela presença imponente da Sé de Olinda.

Pois estes dias Alfredo Brito fez circular um email com as imagens acima. A da direita foi extraída do livro "Os Três Estabelecimentos Humanos", de Le Corbusier (ed. Perspectiva). A "denúncia" foi do Flavio Ferreira. E agora ninguém sabe dizer quem veio primeiro: se Luiz Nunes ou Le Corbusier.

Bom, o fato é que Le Corbusier esteve aqui entre julho e agosto de 1936. Quanto à data do projeto, permanece incerta: acredita-se que seja do final de 1936, ou começo de 1937. Mas também pode ser que Luiz Nunes já estivesse trabalhando nele alguns meses antes.

Um comentário:

  1. Que interessante! Considerando que o livro foi lançado em 1943, a influência de Luiz Nunes me parece factível. Porém devia ser tal o espírito de época, que não duvido que sejam apenas idéias irmãs, coincidentes.

    Deu vontade de ler o livro do Corbu, que acabo de descobrir como provável base de certa arquitetura holandesa contemporânea..

    E deu alguma raiva ao lembrar o quanto a obra pioneira de Nunes é esquecida e desconsiderada.

    Seu blog é ótimo! Sempre leio através do google reader.

    Abraço,

    ResponderExcluir