16
Marina / Quinze escritórios de arquitetura brasileiros foram convidados pelo empresário Eike Batista para participar de um concurso fechado de projetos visando a revitalização da Marina da Glória (controlada pela EBX desde 2009). Pedro Paulo de Mello Saraiva e Edo Rocha, ambos de São Paulo, estão entre eles. Por determinação do empresário, os arquitetos brasileiros trabalham em conjunto com escritórios estrangeiros. O belga Julien de Smedt, que esteve recentemente no Brasil, também participa do concurso.

Como tem sido amplamente anunciado, o grupo de Eike Batista investe maciçamente em vários projetos simultâneos para o Rio, em áreas que incluem meio ambiente (Projeto Lagoa Limpa), turismo (Pink Fleet), hotelaria (Hotel Glória), saúde e beleza (MD.X Medical Center e Beaux), esportes (Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016) e gastronomia (escola de gastronomia na Zona Portuária).

Sejam quais forem as motivações que estão por trás desses projetos, o que me pergunto é se pelo menos um deles não poderia ser objeto de concurso público. E não é que eu seja contra a realização de concursos fechados, sobretudo quando promovidos pela iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário