14
Urbano: Mundial e Social / De amanhã a sexta o Rio discute os problemas urbanos contemporâneos em dois eventos paralelos: o Fórum Mundial Urbano e o Forum Social Urbano.

O Fórum Mundial - já mencionado aqui, por conta da infeliz imagem utilizada no site oficial do evento - é organizado pela Unesco e tem por tema "O Direito à Cidade – Unindo o Urbano Dividido". As reuniões e debates acontecerão em sua maior parte no Armazém 2 da área portuária, com acesso exclusivo para inscritos e convidados (http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx).

Já o Fórum Social é uma iniciativa de movimentos e organizações sociais e começa com um ato público pelo direito à cidade (na Candelária, às 9 da manhã). Debates, exposições, oficinas e shows estarão abertos a todos, e foram organizados em torno de quatro eixos temáticos: criminalização da pobreza e violências urbanas; Megaeventos e globalização das cidades; justiça ambiental nas cidades; e Grandes Projetos Urbanos e Lutas em Áreas Centrais e Portuárias.

A mesa de abertura reúne David Harvey (City University of New York), Ermínia Maricato e Raquel Rolnik (Universidade de São Paulo) e Peter Marcuse (Columbia University), às 16h30, no Centro Cultural da Ação da Cidadania (rua Barão de Tefé, nº 75, Saúde). A programação está aqui: www.forumsocialurbano.wordpress.com

A propósito: o Centro Cultural da Ação da Cidadania foi o primeiro armazém da zona portuária (construído em 1871 por André Rebouças) e foi reformado recentemente pelo arquiteto Hélio Pellegrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário