7
O prefeito do Rio anunciou hoje uma importante revisão no projeto Olímpico: a transferência, para a zona Portuária, da Vila da Mídia, antes prevista para ser instalada na Barra da Tijuca. Segundo ele, isso deve representar "a construção de 5, 6 ou 10 mil unidades habitacionais” na área do Porto. O fato está sendo comemorado como uma vitória por aqueles que consideram a Barra da Tijuca um erro urbanístico, como o atual presidente do IAB-RJ, arquiteto Sergio Magalhães.

Eu me pergunto, no entanto, se a nova localização da Vila da Mídia - a pelo menos 30 km de distância da Barra, onde devem permanecer várias instalações esportivas, além da Vila Olímpica - não terá também como consequência um congestionamento ainda maior do trânsito do Rio. Quantos jornalistas, afinal, vão somar-se ao movimento pendular que já afoga cotidianamente as vias da cidade?

Em tempo: o prefeito também anunciou recentemente a paralisação das obras do Pier Mauá. Mas não disse exatamente o que pretende fazer ali agora. Não faz muito tempo, ele falou em Museu Olímpico. O que quer que seja, livramo-nos da pracinha de interior. Agora vamos torcer para que tenhamos nos livrado também de mais um projeto do Secretário de Urbanismo.

5 comentários:

  1. Se acontecer realmente a derrubada do viaduto da perimetral, eu acho que isso por si só já vai "arrumar" a área. Também concordo que será uma temeridade a Vila da Mídia no centro longe das instalações olímpicas, o trânsito já é caótico imagine com sei lá quantos jornalistas. O lance para quem trabalha no centro será planejar férias durante as Olímpiadas

    ResponderExcluir
  2. Julio Sartori19/1/10 18:12

    Fico feliz que o prefeito tenha mandado parar a obra da pracinha que iria acontecer no Pier Mauá.
    Certamente o local precisa de um projeto condizente com o sítio, mas tenho receio de que chamem o restante da panela.

    Eduardo Paes está tentando criar um legado dentro da cidade do Rio de Janeiro, é só observarmos: Museu do Futebol, o tal Museu Olímpico....nada como grandes acontecimentos na cidade.

    ResponderExcluir
  3. Andréa Redondo20/1/10 17:53

    Preada Ana Luiza,
    Parece que suas preces foram ouvidas. Ab.
    Andréa redondo

    ResponderExcluir
  4. Não sei não, Duda, mas eu acho que sou capaz de me acorrentar à um pilar do viaduto da perimetral pra tentar impedir a sua derrubada!!!

    Não é possível, esta cidade está perdendo os seus ícones. Primeiro acabaram com a Help, agora a perimetral sob ameaça, só falta algum desalmado propor a demolição da catedral metropolitana!!!

    Será que ninguém enxerga o valor panorâmico do elevado? De onde mais é possível passear flutuando pela cidade, apreciando a vista em movimento à 10 metros de altura? Se isso de fato ocorrer vai ser uma perda inestimável, muito maior do que a já sentida perda da fachada de perninhas dançantes de neon na avenida atlântica.

    ResponderExcluir
  5. O viaduto da perimetral acabou com a perspectiva do pedestre e por consequência contribuiu para "o fim da Baía de Guanabara" que vista de um carro a não sei quantos metros de altura parece tudo bem, mas quando se chega perto ...
    E agora com a "revitalização" da área, com os tais armazens a população está se dando conta do estado das coisas.
    Quanto ao MIS o absurdo é pensar no estado acótico das outras sedes no Centro e na Lapa, mas teremos um belo "projeto" na avenida Atlântica quer dizer ... o que dizer da maresia em arquivos analogicos ou digitais ???

    ResponderExcluir