6
Das palavras para a ação / Vito Acconci é um artista nova-iorquino cujo trabalho mantém muitas relações produtivas com a arquitetura. Dentre seus trabalhos mais recentes, há uma parceria com Steven Holl no projeto da galeria Storefront, em Manhattan, e uma estranha ponte-ilha em Graz, Áustria, claramente influenciada por Buckminster Fuller.
Acconci foi um dos destaques do “Arte/Cidade Zona Leste”, série de intervenções urbanas realizadas em São Paulo em 2002. Seu trabalho consistiu numa intervenção arquitetônica num espaço urbano altamente degradado (Largo do Glicério), por meio da construção de uma inusitada "vila" suspensa, destinada a dar abrigo termporário a moradores de rua (ver http://www.pucsp.br/artecidade/novo/vito_int.htm). O tema da habitação móvel, aliás, tem sido bastante explorado por Acconci, em projetos como House of Cars (1983) e Mobile Linear City (1991).
Pois amanhã, sexta, às 19:30, Acconci estará no Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63). “Das palavras para a ação para a arquitetura” é o título da sua palestra. Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário