11
Porto urgente 5 / Paulo Casé é uma espécie de arquiteto oficial da prefeitura há anos. Por algum motivo que desconheço, ele atravessa diferentes administrações e continua a ser frequentemente encarregado de algum projeto público. Todos importantes, do ponto de vista da cidade. Todos infames, do ponto de vista da arquitetura. Basta ver, por exemplo, a Cidade do Samba, na Gamboa, e a Cidade da Criança, em Santa Cruz. Pois fiquei sabendo ontem que é dele também um dos projetos com os quais a prefeitura pretende revitalizar a área portuária. Deve ser porque seu currículo inclui ainda o obelisco de Ipanema, cuja "passarela" a própria prefeitura demoliu recentemente, sob aplausos (ver post 19, de 30.08.09).
Outros envolvidos em projetos públicos na área portuária, pelo que soube, são o arquiteto Flavio Ferreira e a Fábrica Arquitetura.
Nenhum concurso público foi anunciado até agora.

2 comentários:

  1. Podia colocar os link direcionados, ajuda bastante e é mole de fazer! ex: "ver post 19, de 30.08.09"

    ResponderExcluir
  2. Não vou ficar surpreso se souber que o projeto dele é o novo píer que aparece no vídeo. É a cara dele!!!
    Sem querer puxar a sardinha pro meu lado, prefiro o píer do jeito que está, sendo utilizado por eventos esporádicos. Por que é que cada milímetro quadrado da cidade tem que ser planejado e construído? Não podem ser deixados vazios estratégicos à serem preenchidos por estruturas temporárias, com aspectos diversos?
    Um espaço metamorfose...
    E que por não precisar de nenhum grande investimento inicial não precisa de patrocínio de Lei Rouanet, vindo de nenhuma fundação, nem de nenhuma telefônica. Se o espaço é aberto e dedicado ao lazer, como está na proposta do vídeo, que se faça o que já é feito, com concessões e licenças temporárias, de modo que todas as telefônicas tenhas a oportunidade de patrocinar! Deste modo agente também não enjoa do logo de ninguém nem da obra incrível de nenhum arquiteto, que se for muito artificial e impositiva, como a que eu vi, vai acabar se deteriorando...

    Ass: Tiago Moraes Leitman

    ResponderExcluir