6
Fundão / Passei meses sem ir a Ilha do Fundão, onde estudei nos anos 80, e agora estou encontrando várias novidades por ali. A maioria delas me parece grosseira e insensível ao ascetismo da Cidade Universitária de Jorge Moreira e aos projetos posteriores de qualidade, como o Cenpes de Sergio Bernardes. Mas até agora nada me surpreendeu mais que este edifício, que fica pouco além da Faculdade de Arquitetura. Disseram-me que é um laboratório de pesquisas ligado à Petrobrás, projetado por um arquiteto de São Paulo.

Um comentário:

  1. Uma geodésica, em outra parte da Ilha, também me chamou atenção quando estive aí na semana passada. Este nem tinha visto.
    A FAU agora conta com um novo Plano Diretor, que prevê uma densificação maior da ilha, inclusive com a criação de um parque, que pretende fazer de uma parte da Ilha do Fundão um "Parque do Flamengo" da Orla Norte. A intenção é boa e foi coordenada pelo Pablo Benetti, mas é curioso como a Petrobrás parece estar construindo em todo lugar, inclusive na PUC, mas me parece que na maioria das vezes sem um concurso de arquitetos...
    Vitor Garcez

    ResponderExcluir