4
Alfabarra / Já não é mais verão, e tão cedo não terei outro pôr-do-sol assim. Mas guardei numa foto aquele anoitecer flamejante na Barra da Tijuca. À esquerda, a silhueta das torres do Alfabarra, conjunto residencial projetado por Luiz Paulo Conde no começo dos anos 80. Não é um projeto que mereça destaque. Mas sem ele, o que seria essa paisagem? Olho para ela e me vem à lembrança algo que ouvi há tempos de Antonio Carlos de Almeida Braga, investidor responsável pelo empreendimento. Segundo ele, Lucio Costa não só aprovou sem hesitação o projeto como revelou sentir mesmo a falta de algumas torres ali, para dar equilíbrio à paisagem. O encontro foi confirmado recentemente por Conde, que ainda acrescentou uma informação crucial: o projeto original era predominantemente horizontal. A verticalização teria sido sugerida pelo próprio autor do Plano Piloto da Barra, que considerou o primeiro projeto de Conde “pouco urbano”.
Fiquei pensando nisso depois de ler o artigo de Sergio Magalhães, publicado há poucas semanas no jornal "O Globo", que define a ocupação da Barra como “um erro urbanístico”.

(ver o artigo de Sergio Magalhães em http://cidadeinteira.blogspot.com/2009/02/favela-e-sombra-do-alvo.html)

3 comentários:

  1. "Palavras e paisagens e pores-de-sol" (escrevi isso outro dia).

    Que pena que meu apartamento dá pro canal de marapendi e não consegui ver isso.

    ResponderExcluir
  2. Vitor Garcez11/4/09 14:04

    Será que a questão é pensar na paisagem? Entendi que o "erro urbanístico" da Barra não esteja no projeto em si, mas no fato da cidade ter crescido pra lá, em detrimento do resto da cidade, principalmente o Norte, que ficou abandonada, como continua hoje. A Barra virou rota de fuga, quando a cidade começou a ser tomada pelas favelas. Acaba fazendo sentido o que o Sergio fala e fico pensando, será que é para a Barra o vetor de crescimento da cidade? Será que é lá que a Cidade da Música deveria ser construída? Assim como ele fala da linha 4 do Metrô, enquanto a Zona Norte continua sem transporte eficiente... Será que dá pra voltar atrás?
    Postei onde no blog da revista algo sobre o workshop que aconteceu na PUC, exatamente na Orla Norte, onde se encontram Linha Vermelha, Amarela, Avenida Brasil e Complexos da Maré, etc.
    www.revistanoz.com

    ResponderExcluir
  3. Vitor Garcez11/4/09 14:10

    "Era uma coisa para a gente escalar", mas nas favelas, como dizem, "é a primeira parede da nova casa".
    Comentando ainda o texto do Sergio Magalhães, se as favelas são a sombra do alvo, imagine um muro em volta delas.

    ResponderExcluir