2
O Muro do Rio / Demorou, mas a idéia aventada em 2004 pelo então vice-governador do Estado, Luiz Paulo Conde, finalmente começa a ser concretizada: o governo do Estado do Rio anunciou a construção de 11 km de muros de concreto, com 3 m da altura, cercando várias favelas cariocas. Todas na Zona Sul. O primeiro já está em construção na Favela Santa Marta, em Botafogo (ocupada pela Polícia Militar desde novembro passado). A Rocinha deve ser a próxima, e depois virão Parque da Cidade (também na Gávea), Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras (Copacabana), Babilônia e Chapéu Mangueira (Leme), Cantagalo e Pavão-Pavãozinho (Ipanema), Vidigal (Leblon) e Benjamin Constant. Esta última ainda não conheço, mas soube que fica na Urca, aquele pacato bairro militar bem aos pés do Pão de Açúcar que por si só já justificaria a construção de qualquer muro. O objetivo declarado é conter o crescimento das favelas e a destruição da Mata Atlântica. José Saramago não gostou. Mas a verdade é que encontramos uma maneira imbatível de comemorar os 20 anos da queda do Muro de Berlim.

4 comentários:

  1. É triste ver como o homem inverte a lógica da solução de um problema e se empenha em uma tentativa imediata e infantil. Parece um sinal inconsciente de que sua visão está emparedada. É triste reconhecer quando a ação pública atua pelo pensamento privado.

    ResponderExcluir
  2. sobre o muro de Berlin... excelente.

    ResponderExcluir
  3. Adriana Richaid7/4/09 22:59

    Bons registros... principalmente neste nosso Rio de Janeiro que tanto precisamos conviver.

    ResponderExcluir
  4. Pessoalmente acho que a idéia do muro não é a melhor. Mas devido as circunstancias, a mais cabível. Como melhorar as condições de moradia dessas pessoas sem conter o crescimento desenfreado que está acontecendo?

    ResponderExcluir