6
Vila Olímpica / Finalmente descobri quem assina o projeto da Vila Olímpica: não um arquiteto qualquer, como eu temia, mas a Carvalho Hosken, uma das maiores construtoras cariocas. Isso mesmo. Numa cidade que reúne tantos exemplares arquitetônicos reconhecidos internacionalmente, hoje, grandes projetos são apócrifos. E pior: entregues a grandes empresas do ramo imobiliário que surgiram e se firmaram nas últimas décadas multiplicando empreendimentos de nenhuma qualidade arquitetônica e urbanística pela cidade.

Os dados gerais sobre a Vila Olímpica – a ser construída com financiamento do governo federal - constam do dossiê apresentado a imprensa pelo Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro à sede das Olimpíadas de 2016, cuja versão digital está disponível desde ontem no site http://www.rio2016.org.br. Ali estão várias perspectivas do conjunto, implantação, corte e plantas das unidades. Nenhum crédito a arquitetos, porém. O projeto é simplesmente atribuído à construtora carioca, que é destacada no dossiê por ter recebido prêmio “Hors concours” em desenvolvimento urbano por seu projeto para a área da Península, também na Barra da Tijuca.

Será então que estou desinformada? Sei que Fernando Chacel dedicou-se muito ao projeto paisagístico da Península, mas sei também que ele sofreu (e sofre) muito com o rumo que o projeto tomou. Mesmo assim sinto-me na obrigação de buscar esclarecimento e consulto o site da Carvalho Hosken (http://www.carvalhohosken.com.br), onde verifico que a honraria em questão é o “Prêmio Master Imobiliário 2006”, atribuído pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (FIABCI/Brasil) e o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI/SP) e tido como “um verdadeiro Oscar do mercado imobiliário nacional”.

Não satisfeita, procuro informações sobre outro dos grandes empreendimentos da empresa (também na Barra, onde se concentram suas obras): o Rio2, anunciado no site da construtora como “o primeiro bairro verdadeiramente planejado da Barra”. Fico sabendo então que o Rio2 “mudou completamente os conceitos de qualidade de vida da época”, e “lançou todos os grandes diferenciais existentes hoje nos empreendimentos imobiliários da Barra - Salas VIP, hoje conceituadas por Espaços Lounge, Espaços Infantis Temáticos, hoje os chamados Espaços Kids e as imensas áreas verdes, hoje tão fundamentais no mercado imobiliário”.

Com franqueza, não me animo a avançar mais.

Um comentário: