Posto 9 / set 12

1
Vidler, Le Corbusier e  Koolhaas / Nesta quinta, dia 13, o professor, historiador e crítico de arquitetura Anthony Vidler estará na FAU-UFRJ para uma palestra de tema instigante: "Designing from the air: Le Corbusier over Brazil to Rem Koolhaas over Nigeria". Vidler é um dos pensadores mais influentes do debate arquitetônico contemporâneo, e tem diversos textos e livros publicados. Ele fala às 12h no Auditório Paulo Santos da FAU-UFRJ (4ºandar do edifício da reitoria, Cidade Universitária).

Por coincidência, desenhos originais dos planos urbanísticos de Le Corbusier para o Rio e São Paulo podem ser vistos até 21 de outubro em São Paulo, na bela exposição organizada por Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa. São 26 desenhos originais da primeira viagem de Le Corbusier a América, em 1929, que estão no Centro Universitário Maria Antonia, da USP (rua Maria Antonia 258, Vila Buarque). A exposição inclui também os planos para Montevidéu e Buenos Aires, os desenhos publicados no livro "Precisões" e um achado: o projeto não-executado para a biblioteca de Paulo Prado em São Paulo, que seria desenvolvido por Gregori Warchavchik. Todos os desenhos pertencem à Fundação Le Corbusier, e foram complementados por maquetes produzidas aqui.

Um comentário:

  1. De fato, um tema muito instigante! Ainda mais ao pensarmos em dois fatores.
    Primeiro, como bem observa Carlos Ferreira Martins, Precisoes é o texto em que Le Corbusier deixa mais claro "o que somos tentados a chamar de uma fenomenologia do olhar articulada às modalidades de locomoção". A viagem à América impressiona o arquiteto pela experimentação da dimensão cognitiva do voo e a descoberta de um espaço natural surpreendente e a escala do território e sua condição relativamente intocada.
    Segundo, o documentário de Bregtje van der Haak sobre a pesquisa do grupo de Koolhaas na Nigéria,pode abrir novas possibilidades de apreensão dos fenômenos urbanos, em sua rede complexa de relações

    ResponderExcluir