6
Fundão / Passei meses sem ir a Ilha do Fundão, onde estudei nos anos 80, e agora estou encontrando várias novidades por ali. A maioria delas me parece grosseira e insensível ao ascetismo da Cidade Universitária de Jorge Moreira e aos projetos posteriores de qualidade, como o Cenpes de Sergio Bernardes. Mas até agora nada me surpreendeu mais que este edifício, que fica pouco além da Faculdade de Arquitetura. Disseram-me que é um laboratório de pesquisas ligado à Petrobrás, projetado por um arquiteto de São Paulo.
Uma geodésica, em outra parte da Ilha, também me chamou atenção quando estive aí na semana passada. Este nem tinha visto.
ResponderExcluirA FAU agora conta com um novo Plano Diretor, que prevê uma densificação maior da ilha, inclusive com a criação de um parque, que pretende fazer de uma parte da Ilha do Fundão um "Parque do Flamengo" da Orla Norte. A intenção é boa e foi coordenada pelo Pablo Benetti, mas é curioso como a Petrobrás parece estar construindo em todo lugar, inclusive na PUC, mas me parece que na maioria das vezes sem um concurso de arquitetos...
Vitor Garcez