6
Beatriz Sarlo na PUC /

Beatriz Sarlo, uma das intelectuais mais vibrantes da América Latina, chega amanhã ao Brasil para uma palestra e lançamento do seu livro "A Cidade vista. Mercadorias e cultura urbana" (Coleção Cidades, editora WMF Martins Fontes).
 
No livro, a autora percorre e mapeia Buenos Aires - não a cidade turística, mas a cidade surgida e transformada nas últimas décadas em meio à crise econômica da Argentina.
 
O evento é mais uma realização conjunta do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da PUC-Rio. 
 
Sexta-feira agora , dia 31, às 16 hs, na PUC (sala F300, terceiro andar do edifício Frings).
5
Sábado, na Gávea. Autoretratos, Fotoformas, Sobras e outros trabalhos de Geraldo de Barros, reabrindo a casa depois do Serra.

4
Rio Contemporâneo / No final do ano passado, a convite de Hugo Segawa e Monica Junqueira, estive na FAU-USP representando o Rio no seminário "Arquitetura Brasileira Contemporânea: A Produção de um Patrimônio Cultural". 

O seminário - um panorama abrangente da produção arquitetônica recente no Brasil, iniciado em 2012 - aconteceu simultaneamente à X Bienal de Arquitetura de São Paulo. Aproveitei a oportunidade para complementar as duas exposições sobre o Rio em cartaz então no CCSP ("RioNow" e "O Rio do Futuro de Sergio Bernardes") apresentando e discutindo mais pontualmente projetos e obras propostos e/ou construídos na cidade no âmbito das grandes transformações desencadeadas pela Copa e as Olimpíadas, como o MIS, o MAR, Morar Carioca, Bola pra Frente, Teleférico do Alemão, Pavilhão de Humanidades, Porto Maravilha e Parque Olímpico da Barra, além de movimentos como Ocupa Cabral, Ocupa Câmara e outros.

O registro audiovisual, produzido pelo VideoFau, está aqui agora,   e junto com as apresentações dos demais palestrantes constitui um bom painel da arquitetura contemporanea no Brasil: http://www.fau.usp.br/intermeios/pagina.php?id=340 

Mas advirto logo que Hugo se surpreendeu com meu "desencantamento".
3
Bienal de Veneza /
Minha leitura da Bienal de Arquitetura de Veneza, que tem curadoria de Rem Koolhaas e fica em cartaz até novembro:
2
Limites incertos / Esta quarta, dia 8, tem Limites Incertos. O palestrante é o prof. Marcelo Jasmin (História, PUC-Rio), que vai falar sobre o conceito de "Futuro". Às 18:30h no Auditório Padre Anchieta da PUC-Rio (R Mq São Vicente,225, Gávea).