4

+ Robertos / O jornalista Rogerio Daflon está fazendo uma matéria sobre os Irmãos Roberto, que sai domingo no jornal O Globo. Será que agora sai também pelo menos um livro sobre eles?
3


Parametrismo ? / Zaha Hadid faz uma apresentação aberta ao público no sábado, dia 31, ao lado de seu partner, Patrik Schumacher, no salão azul da FAU-UFRJ, às 11 da manhã. Schumacher tem se dedicado a explorar os novos sistemas paramétricos e ferramentas digitais surgidos nos últimos anos, e tem diversos livros e artigos publicados sobre o assunto, reunidos aqui: http://www.patrikschumacher.com/
















2


Blow-up Robin Hood / Talvez tenha sido o nome, antes de tudo, o que me tocou. Robin Hood, o lendário herói fora-da-lei, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Usava uma cômica roupa verde, manejava o arco e flecha como ninguém e morava clandestinamente, rodeado de amigos, numa floresta. Numa floresta ou num jardim? Jardins de Robin Hood, que nome para um conjunto habitacional. Este ainda tem uma rua no ar e um monte no coração, onde crianças brincam sem medo. Fica em algum lugar de Londres e foi projetado pelos Smithson, Alison e Peter, nos anos 60, não muito depois do vazio que protagoniza a estranha cena de abertura de Blow-Up.

Blow-Up Robin Hood. Quero dizer que estou mortificada com a sua condenação, e não me conformo porque não terei sequer como visitá-lo a tempo. Bem que tentei juntar minha voz distante a firmas de prestígio como as de Zaha Hadid, Norman Foster e Richard Rogers. Mas amanhã, no lugar do Robin Hood Gardens, haverá uma derrota que nenhum de nós pôde evitar. Só eu o verei ainda daqui, jardim de concreto meio decadente, habitado por um herói meio ultrapassado e um casal meio fora-da-lei de arquitetos. While my eyes go looking for flying saucers in the sky.





(a primeira foto é de Sandra Lousada, e a segunda, daqui: http://www.sublimephotography.co.uk/eastendphotos/isleofdogs/pages/robin.htm)

Posto 12 / mar 12

1



Robertos / Como é que eu vou deixar de anunciar o filme sobre os Irmãos Roberto que passa semana que vem na mostra competitiva do festival "É tudo verdade"? A realização é da Tríplice Produções, que já realizou um documentário sobre o Pedregulho, e a direção é de Ivana Mendes e Tiago Arakilian. No Rio, o filme passa dias 24, sáb, às 21 h, e 25 de março, domingo, às 13 h, no Espaço Itaú, na Praia de Botafogo. E em São Paulo, dias 26, seg, às 21 h, e 27, terça, às 15 h, no Cinesesc, na Rua Augusta. Só vi o trailer, por enquanto, mas estou torcendo.