3



Bienal / Nesta quinta, dia 2, às 19:30 hs, os curadores da X Bienal de Arquitetura de São Paulo (Guilherme Wisnik, Ligia Nobre e eu) estaremos na sede do IAB-RJ (R do Pinheiro, 10, Flamengo), para uma apresentação pública da proposta da Bienal, que será realizada entre 28 de setembro e 24 de novembro em São Paulo (e inclui duas exposições sobre o Rio). No encontro apresentaremos também a chamada de trabalhos para a Bienal, aberta a trabalhos, projetos, obras e ações (de profissionais, estudantes, arquitetos, designers, artistas, coletivos etc) ligadas ao tema "Cidade: Modos de fazer, modos de usar". O convite vale para todos.
2
Grandes eventos e transformações urbanas no Rio / A primeira mesa é quinta, às 19 hs, na PUC (edifício IMA), com foco nos projetos e estratégias públicas para os jogos olímpicos no Rio. 
 
A mesa é composta por Bernardo Carvalho, representante da Empresa Olímpica Municipal, Gustavo Nascimento, do Comitê Olímpico Rio 2016, e pelo arquiteto inglês Adam Williams, que apresentará pela primeira vez na PUC o projeto do Parque Olímpico, que venceu o concurso organizado pelo IAB e está em andamento em ritmo acelerado, com obras já iniciadas na imensa área antes ocupada pelo Autódromo, na Barra da Tijuca.

A coordenação geral do ciclo é minha e da profa. Claudia Escarlate (CAU/PUC-Rio/Empresa Olímpica Municipal), e a organização de Ana Altberg (Empresa Olímpica), com apoio de Carolina Chataiginer e Mateus Rosa (CAU/PUC-Rio).
 
A programação se estenderá ao longo do semestre, sempre na PUC (R. Marques de São Vicente, 225, Gávea). Todas as mesas e palestras são abertas a todos, e serão divulgadas aqui.


Posto 4 / abr 13


1
MAR / É de Sérgio Bruno Martins a melhor crítica que li até agora do MAR/Museu de Arte do Rio, recém-inaugurado na Praça Mauá:
http://www.blogdoims.com.br/ims/o-mar-de-cima-a-baixo-%e2%80%93-por-sergio-martins/

Mas há algo ainda que me deixou particularmente atônita: o fechamento de vidro no térreo do prédio modernista, que cerca e abate o espaço do pilotis, cujo grau de liberdade e urbanidade é justamente um dos legados mais importantes da arquitetura moderna no Rio de Janeiro.