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Chicagoans for Rio / Faltam menos de dois dias. Na sexta, finalmente será decidido onde serão realizadas as Olimpíadas de 2016: Rio, Chicago, Tóquio ou Madri? No Rio será ponto facultativo, e a Prefeitura organiza uma grande festa na Praia de Copacabana. Já em Chicago cresce um movimento contrário à candidatura da cidade. Preocupados com as consequências negativas dos jogos, muitos torcem...pelo Rio! Para provar a superioridade do Rio em relação a Chicago foi criado um site (http://www.chicagoansforrio.com/ ), e há vários vídeos circulando no Youtube. Será que ainda dá tempo de retribuir, com os "Cariocas por Chicago"?




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Bossa Nova / Em resposta ao movimento em defesa do painel de Aluísio Carvão, o arquiteto Alfredo Brito, parceiro de Jaime Lerner no projeto do Parque da Bossa Nova, enviou-me informações esclarecedoras sobre o destino a ser dado à obra. Segundo os arquitetos, "o painel será objeto de restauração e ficará localizado na parte interna do Parque, na base dos muros de arrimo existentes, servindo como pano de fundo do conjunto arquitetônico" projetado. As imagens estão aí.

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Porto urgente 8 / Enfim está disponível na Internet o PowerPoint sobre a revitalização da zona portuária, apresentado recentemente em audiências públicas pelos técnicos da Prefeitura:

O material foi disponibilizado dentro do excelente site do Plano Diretor que acaba de ser criado pela Câmara Municipal, onde é possível acessar documentos, seguir a tramitação e manter-se informado sobre o calendário das audiências públicas relativas ao Plano Diretor:


Quem quiser pode até manter-se conectado via Twitter: planodiretor_rj
É um avanço e tanto, sem dúvida. O que ainda não dá para entender é porque o material sobre o Porto - que não detalha nada, mas ajuda a entender a dimensão do projeto - foi disponibilizado, por ora, apenas dentro do site do Plano Diretor, se justamente está sendo tocado à sua revelia. E por que os sites da Prefeitura (sobretudo da Secretaria de Urbanismo e do Instituto Pereira Passos) permanecem tão silenciosos, vagos e defasados com relação a um projeto que é sua cria?

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Porto urgente 7 / Eu até que me esforço, mas não consigo escrever sobre outra coisa. Soube há pouco que os 3 projetos de lei relativos à zona portuária foram aprovados hoje, em primeira discussão, pela Câmara dos Vereadores. De acordo com o calendário divulgado pela própria Câmara, o prazo regimental para emissão dos pareceres das diferentes Comissões à emenda n. 1 se estenderia por quase 3 meses, até o início de dezembro. Mas em menos de 10 dias todas as Comissões - ágeis como nunca - emitiram pareceres contrários à emenda e o projeto voltou à votação, tendo sido aprovado imediatamente.

E ainda há quem diga que isso não sai do papel.



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Porto, NY / Assim como o Rio, Nova York sofreu com o esvaziamento do seu porto a partir dos anos 60-70. Lá, no entanto, o poder público tem investido muito nos últimos anos na revitalização da zona portuária. Sexta, dia 25, às 17 horas, o arquiteto Gregg Pasquarelli (SHoP architects), apresenta seu projeto para revitalização de uma área próxima a Brooklyn Bridge, na margem do East River. A palestra será no recém-reaberto CAU/Centro de Arquitetura e Urbanismo (Rua São Clemente, 117 - Botafogo), e pode ser uma boa oportunidade para discutir intervenções contemporâneas em áreas portuárias.




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Meninos que voam / Nem tudo é degradação e abandono nos galpões e instalações industriais da área portuária. No final de semana passado um grupo de estudantes de arquitetura, artes e design ocupou as antigas instalações da Fábrica Bhering (leia-se balas Toffee), em Santo Cristo, com uma exposição dos seus trabalhos que ficou na memória de quem esteve lá.
Mais perto da rodoviária, o Galpão Aplauso vem abrigando eventos e ações ligadas ao teatro, ao cinema e ao esporte. Voando alto e bonito, os meninos fazem uma versão carioca da série "Men in the cities", de Robert Longo.


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Porto urgente 6 / Amanhã, às 20 horas, governador e prefeito estarão juntos na Bienal do Livro, falando sobre o "Rio que sonham". Certamente isso inclui o projeto "Porto Maravilha". O evento, que é organizado pela Light e pelo Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) será realizado no stand da Light (corredor M6 do pavilhão verde do Riocentro). Tem também audiência pública sobre o projeto no Instituto Nacional de Tecnologia, às 18:30 (Av Venezuela, 82, auditório do quarto andar).
Cabe dizer que o projeto de lei que modifica o Plano Diretor e institui a operação urbana consorciada já entrou na pauta de votação da Câmara ontem, mas acabou saindo da ordem do dia em função de uma primeira emenda ao projeto, apresentada pelo Vereador Eliomar Coelho (PSOL).


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Porto urgente 5 / Paulo Casé é uma espécie de arquiteto oficial da prefeitura há anos. Por algum motivo que desconheço, ele atravessa diferentes administrações e continua a ser frequentemente encarregado de algum projeto público. Todos importantes, do ponto de vista da cidade. Todos infames, do ponto de vista da arquitetura. Basta ver, por exemplo, a Cidade do Samba, na Gamboa, e a Cidade da Criança, em Santa Cruz. Pois fiquei sabendo ontem que é dele também um dos projetos com os quais a prefeitura pretende revitalizar a área portuária. Deve ser porque seu currículo inclui ainda o obelisco de Ipanema, cuja "passarela" a própria prefeitura demoliu recentemente, sob aplausos (ver post 19, de 30.08.09).
Outros envolvidos em projetos públicos na área portuária, pelo que soube, são o arquiteto Flavio Ferreira e a Fábrica Arquitetura.
Nenhum concurso público foi anunciado até agora.
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Porto urgente 4 / A próxima audiência pública para apresentação do projeto de revitalização da zona portuária será dia 17, quinta próxima, às 18:30, no Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82, quarto andar). Antes disso (dias 14 e 15, amanhã e terça, de 8:00 às 13:00) haverá um seminário no auditório do BNDES (Av.Chile, 100), promovido pelo Jornal do Brasil e pela Prefeitura, com apresentações de Felipe Góes, Washington Fajardo, Verena Andreatta, Jorge Bittar, Alfredo Sirkis, Augusto Ivan Pinheiro, André Urani, Alcides Horácio, José Conde Caldas e outros. Informações e inscrições pelo tel: 21 39231200 ou pelo email: conferencia@jb.com.br.
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Porto urgente 3 /
Eis aí as principais imagens relativas à fase 2 do projeto de revitalização da zona portuária. Segundo os técnicos do IPP, essas imagens - bem como dados mais detalhados sobre o projeto - só estarão disponíveis publicamente depois que a legislação em tramitação na Câmara municipal tiver sido aprovada.
Ora, não deveria ser justamente o contrário? O projeto não deveria estar sendo divulgado ao máximo e exposto em detalhes agora, na iminência da sua votação pelos vereadores? Por que sua publicação - o ato de tornar público - não vai além do escasso material apresentado em exposições breves e mal divulgadas?













































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Porto urgente 2 /
As imagens não são boas, mas valem pelo conteúdo. Afinal, são os primeiros slides da apresentação do Projeto Porto Maravilha na Câmara dos vereadores ontem, e se referem à fase 1 do projeto, já em andamento. Como se pode ver, o projeto inclui várias edificações novas e/ou reformadas, como o Aquario (projeto do arq. Alcides Horácio Azevedo, bancado pela iniciativa privada), a Escola Técnica de Audiovisual e Restauro (em galpões ferroviários existentes), o Museu do Amanhã (nos armazéns 5 e 6), a Pinacoteca (no edifício D.João VI) - os dois últimos, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Também já foi aprovado o projeto da nova sede do Banco Central, um "green building" ao lado da Cidade do Samba. (sobre a fase 1, ver também
http://www.rio.rj.gov.br/ipp/03_Fase1.html). A segunda sequência de slides - relativa à fase 2, que depende da aprovação de três projetos de lei em tramitação na Câmara - estará aqui em breve.












































































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Porto urgente / Realizou-se esta manhã, na Câmara dos Vereadores, uma audiência pública sobre o projeto de revitalização da zona portuária carioca. O projeto - intitulado "Porto Maravilha" - foi apresentado pelo secretário extraordinário de Desenvolvimento Econômico, que é também o atual presidente do Instituto Pereira Passos, Felipe de Faria Góes. O público era enxuto: no momento de pico, cerca de 80 pessoas, entre vereadores (poucos) e funcionários da Casa (muitos), mais alguns arquitetos, geógrafos, professores, alunos e um pequeno número de lideranças comunitárias.

Vi a apresentação oficial da prefeitura pela primeira vez. E fiquei assustada, como outros que estavam ao meu lado, sobretudo com o caráter emergencial reiterado, tanto por parte dos representantes da prefeitura quanto dos vereadores, como justificativa para a necessidade de aprovação a todo custo do projeto. "Nós temos pressa", disse a vereadora Aspásia Camargo logo na abertura. Depois, a vereadora Clarissa Garotinho (sim, a filha, que é também presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Revitalização da Zona Portuária) insistiria que é preciso aprovar o projeto, "mesmo que seja fora do Plano Diretor".

O projeto envolve uma área de 5 milhões de m2 e é estruturado em 2 fases.

A primeira fase - já em andamento - depende exclusivamente de investimentos públicos (200 milhões de reais da Prefeitura), e compreende, basicamente, uma garagem subterrânea sob a Praça Mauá para 900 carros, a reurbanização do Morro da Conceição, a revitalização da Praça Mauá, a urbanização do Pier Mauá, o novo acesso viário ao Porto no Caju e a criação de 500 unidades habitacionais (de acordo com o projeto "Novas Alternativas").

A segunda fase é justamente a mais delicada, pois depende da aprovação dos vereadores. Ela envolve não só a alteração do Plano diretor (que na verdade, sequer foi aprovado ainda), como a criação de uma sociedade de economia mista destinada a comandar toda a operação (a CDURP- Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), e a instituição da Operação urbana consorciada, pela qual será possível negociar solo criado por meio da venda dos CEPACs(Certificados de Potencional Adicional Construtivo). Isso significa um "potencial de construção adicional" da ordem de 4 milhões de m2, ou seja, um negócio altamente lucrativo (uma vez que cada CEPAC será vendido ao valor máximo de 400 Reais). Além disso, essa fase (que abrange uma área bem maior, compreendendo até a Av pres. Vargas e São Cristóvão, incluindo-se aí a área do Gasômetro), prevê a derrubada da Perimetral desde o Mosteiro de São Bento até a Rodoviária Novo Rio, a criação de vias adicionais (a mais importante delas, chamada de "Binário do Porto", em paralelo à av. Rodrigues Alves), a abertura de túneis e a instalação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na av. Rodrigues Alves.

Ainda assim, pelo que pude verificar, não há muita preocupação em esclarecer a sociedade sobre detalhes do projeto. Pelo contrário. É evidente que um projeto de tamanha complexidade e impacto - que prevê, por exemplo, uma enorme densificação da área, que passaria de 20.000 para 100.000 habitantes - não pode ser compreendido em profundidade em 30 minutos, ainda mais num PowerPoint projetado - com as luzes acesas - sobre duas telas de dimensões quase caseiras e mal localizadas. Seria de se esperar, portanto, que houvesse qualquer material adicional disponível, ou um site no qual o projeto completo estivesse acessível. Nada disso. Foi divulgado apenas um email (portomaravilha@pcrj.gov.br). E só o que consegui saber - através de contato pessoal com o arq. Antonio Correa, do IPP - é que o material relativo à fase 2 será disponibilizado no site do IPP "depois de aprovado". Porque não antes, ele não disse.

O máximo que consegui, por ora, foi localizar - não sem algum esforço - os 3 projetos de lei em andamento, cujos links estão abaixo (atenção aos anexos, que contém os mapas e tabelas). Logo mais estarão aqui também as imagens que consegui captar do PowerPoint apresentado.

Projeto de Lei Complementar n. 25/2009:
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Das palavras para a ação / Vito Acconci é um artista nova-iorquino cujo trabalho mantém muitas relações produtivas com a arquitetura. Dentre seus trabalhos mais recentes, há uma parceria com Steven Holl no projeto da galeria Storefront, em Manhattan, e uma estranha ponte-ilha em Graz, Áustria, claramente influenciada por Buckminster Fuller.
Acconci foi um dos destaques do “Arte/Cidade Zona Leste”, série de intervenções urbanas realizadas em São Paulo em 2002. Seu trabalho consistiu numa intervenção arquitetônica num espaço urbano altamente degradado (Largo do Glicério), por meio da construção de uma inusitada "vila" suspensa, destinada a dar abrigo termporário a moradores de rua (ver http://www.pucsp.br/artecidade/novo/vito_int.htm). O tema da habitação móvel, aliás, tem sido bastante explorado por Acconci, em projetos como House of Cars (1983) e Mobile Linear City (1991).
Pois amanhã, sexta, às 19:30, Acconci estará no Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63). “Das palavras para a ação para a arquitetura” é o título da sua palestra. Imperdível.

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Calendário / Recebi da vereadora Aspásia Camargo o calendário das próximas audiências públicas na Câmara de Vereadores: nesta sexta, às 9:30, será discutido o Projeto de Revitalização da Zona Portuária. Já o Plano Diretor será discutido em sessões temáticas assim organizadas: 14/09, 18:30, Transporte; 15/09, 9:30, Macrozoneamento e Desenvolvimento Econômico; 21/09, 9:30, Meio Ambiente; 22/09, 9:30, Saúde; 24/09, 9:30, Educação e Assistência Social; 29/09, 9:30, Turismo e Cultura; 01/10, 9:30, Habitação; 06/10, 9:30, Urbanismo. As reuniões são abertas a todos. Eu vou.






















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Carvão / Não éramos muitos mas lá estávamos, nesta manhã chuvosa, colando quadrados negros e expondo a ameaça que paira sobre o painel de Aluísio Carvão, na Lagoa-Barra. Alguns passantes olhavam intrigados. Outros compreenderam logo tudo, e acenaram.
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para alcides rocha miranda, em seu centenário

preciso ver de novo a igreja
que só eu vi
no alto da serra
será que ela ainda?
tenho vontade de lhe contar
tanto
nem tudo
o rio que você amava
tanto
eu mesma



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Paineiras / É o seguinte o resultado do Concurso do Hotel Paineiras: 1º Lugar: Guilherme Lemke Motta (SP); 2º Lugar: Cesar Shundi Iwamizu (SP); 3º Lugar: Filipe Gebrim Doria (SP); Menções Honrosas: João Pedro Backheuser (RJ); João Paulo Ferreira Payar (SP) e Marcelo de Souza Leão Santos (PE). Não vi ainda os projetos. Mas não posso deixar de me perguntar porque, entre tantos concorrentes (cerca de 100 equipes), só um escritório carioca foi destacado. Ao lado, uma prancha do seu projeto.

Posto 9 / set 09

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Movida / A semana começou com o anúncio do resultado do concurso do Hotel Paineiras (vencido por Guilherme Lemke Motta, de São Paulo). Seguem-se, por estes dias, vários eventos ligados à Universidade de Columbia (a começar pela exposição "Rio Faíscas", na Rua da Carioca, 85, também inaugurada na segunda) e o seminário do Docomomo (este, no Ministério da Educação, com uma programação intensa que inclui palestras de convidados estrangeiros como Beatriz Colomina, Barry Bergdoll e Philippe Pannerai, e termina no sábado com visitas guiadas a obras emblemáticas da arquitetura moderna carioca: http://www.klam.com.br/8docomomo_brasil/).